11 coisas para não limpar com bicarbonato de sódio

Na hora de limpar a casa com recursos naturais, o bicarbonato de sódio se destaca como o produto de escolha. É preciso dizer que é muito eficaz no combate ao calcário, desobstruindo a sujidade acumulada, desodorizando, higienizando e até repelindo insetos!

E aí o bicarbonato tem uma vantagem: não custa quase nada e dura muito… Mas esse pó mágico não é recomendado em todas as superfícies. Alguns deles são demasiado frágeis para resistir à ação abrasiva deste produto. Você tem medo de cometer o irreparável? Vá com calma! A Dica Mania elaborou para você a lista de 11 coisas que não se deve limpar com bicarbonato de sódio.

1.  CABELO

Muitas propriedades são atribuídas ao pó mágico das nossas avós…

Segundo os criadores da cosmética natural, o bicarbonato de sódio limpa o couro cabeludo e previne a formação de caspa. Mas tenha cuidado! Nunca deve ser usado puro. Para que ? Porque é muito abrasivo!

Se você usar bicarbonato de sódio para lavar a crina de sereia,  considere diluí-lo  . Caso contrário, pode rasgar o cabelo em apenas algumas aplicações…

2.  ALUMÍNIO

Você tem panelas de alumínio? Siga este conselho: nunca lave-os com bicarbonato de sódio. Para que ? Porque este produto natural é agressivo!

Quando o bicarbonato de sódio entra em contato com um acessório de alumínio,  ocorre uma reação química  . Tem o efeito de escurecer o material!

Você derramou poeira nos talheres de alumínio? Não entrar em pânico! Enxágue-os rapidamente  e seu acidente logo será esquecido.

3.  VIDRO

O bicarbonato de sódio é muito eficaz ao tentar remover pequenos arranhões que turvam o vidro. Porém, esse ativo natural  não deve ser usado com muita frequência  . É abrasivo e pode causar mais danos do que benefícios…

Da mesma forma, você nunca deve aplicar esse pó nas janelas da sua casa. A superfície pode ficar opaca sob a ação de partículas abrasivas  .

4.  PRATAS

Não limpe talheres com bicarbonato de sódio
 

Quer usar bicarbonato de sódio para cuidar do seu serviço de prata ou de algumas joias antigas? Péssima ideia!

Este produto natural é demasiado agressivo para ser utilizado para este fim. Isso removeria a pátina que protege seus preciosos utensílios. O resultado ? Objetos usados ​​demais se tornariam enfadonhos. Pior ! Eles seriam cobertos por uma  camada enegrecida.

Lembre-se desta dica: para cuidar dos seus acessórios de prata, você deve limpá-los com um pouco de água e sabão.

5.  VIDRO-CERÂMICA

Você adora suas placas vitrocerâmicas, elas são muito práticas e dão um ar moderno à sua cozinha! Nesse caso, lembre-se deste conselho: nunca limpe-os com bicarbonato de sódio!

Esse pó natural, aliás, é muito abrasivo:  pode riscar a superfície do vidro  , ou até mesmo deixar um depósito esbranquiçado e de difícil remoção.

Você usou bicarbonato de sódio por acidente? Siga este conselho:  limpe imediatamente com um pano de microfibra  sobre o qual derramou um pouco de vinagre. As feias marcas brancas não terão tempo de desaparecer.

6.  MÁRMORE

Aqui está outra superfície frágil que não suporta o contato do bicarbonato de sódio. Porém, você pode usar esse ativo de vez em quando, pois seu efeito negativo não aparece na primeira aplicação.

No entanto, se aplicar regularmente este tipo de produto, corre o risco de danificar a camada superior da pedra natural. O mármore ficará então poroso e opaco. É melhor escolher outro detergente para limpeza!

7.  SUPERFÍCIES IRREGULARES

Em geral, o uso de bicarbonato de sódio não é recomendado se a superfície onde é aplicado for áspera ou irregular. Para que ? Porque o pó multiuso irá penetrar profundamente no material. Deixará vestígios que às vezes são impossíveis de eliminar.

Você cometeu o erro de usar um pouco de bicarbonato de sódio e água em uma área porosa? Deixe a superfície secar antes de esfregá-la  com uma escova de cerdas macias  .

8.  OURO

Assim como a prata, o ouro não suporta contato com bicarbonato de sódio. Na verdade, este pó milagroso é  muito agressivo para este metal macio  .

Se utilizar este princípio ativo natural para limpar as suas joias, corre o risco de riscar a superfície macia: o seu precioso objeto perderá o brilho e adquirirá uma pátina.

9.  MADEIRA

Quer seja o piso de madeira, os móveis antigos ou as venezianas, você nunca deve usar bicarbonato de sódio para limpar madeira!

Na realidade, não é o material em si que está em questão, mas sim  os produtos de acabamento que o protegem  .

10.  REVESTIMENTO DE OURO

Joias folheadas são frágeis! Este também é o caso dos serviços de porcelana revestidos com borda dourada.

Você tem esse tipo de objeto em casa? Nunca limpe-os com bicarbonato de sódio! Esta é uma regra a seguir se quiser que mantenham o brilho por muitos anos.

11.  PELE

Não limpe sua pele com bicarbonato de sódio
 

Você adora tratamentos de beleza caseiros. Você faz todos os tipos de receitas DIY e segue ao pé da letra os conselhos de seus influenciadores favoritos.

Como você sabe, o bicarbonato de sódio é frequentemente utilizado na preparação de produtos naturais. Porém,  nunca deve ser usado no rosto  . Por isso, antes de inventar o seu novo creme ou máscara de beleza, lembre-se deste conselho: nunca aplique este pó multiuso na pele sensível, sob o risco de ressecá-la.

Agora você é imparável! Conheça todos os materiais sobre os quais não é recomendado aplicar bicarbonato. Fique tranquilo, ainda existem muitas aplicações para este pó multiuso das nossas avós, muitas vezes é misturado com o  vinagre branco essencial  .

Navegação de artigos