#1. Feijão Pólo (Phaseolus Vulgaris)
- Gravador
Para produzir uma colheita frutífera, o feijão requer solo bem drenado e aditivos orgânicos suficientes. Sol pleno é desejável em temperaturas de pelo menos 60 graus F (16 graus C). O feijão verde requer pelo menos 2,5 cm de água por semana e não deve secar, mas também não tolera solo úmido. O feijão verde requer um sistema de suporte de 6 pés de altura e as videiras podem atingir de 5 a 10 pés de comprimento.
#2. Pepinos (Cucumis sativus)
- Gravador
Condições quentes e abafadas, solo solto e orgânico e muito sol favorecem o crescimento do pepino. Selecione um local para sua colheita de pepino que tenha boa drenagem e solo saudável. Os pepinos podem ser ensinados a escalar uma cerca ou treliça em jardins menores. Para treinar pepinos você pode usar uma treliça ou cerca, economizando espaço e levantando os frutos do chão. Além disso, essa técnica pode dar uma aparência mais organizada ao seu gramado.
#3. Luffa (Luffa spp.)
- Gravador
As vinhas Luffa crescem rapidamente e precisam de uma treliça resistente para manter os frutos longe do solo e permitir uma circulação de ar ideal. Podridão dos frutos, escurecimento e abóboras tortas e deformadas podem resultar do contato com o solo. Adicione o fio em um padrão em V para formar as vinhas, para que as gavinhas tenham algo em que se agarrar. Luffa requer pelo menos seis horas de luz solar direta por dia, de preferência mais. A bucha pode prosperar em qualquer tipo de solo (de preferência com pH entre 6,0 e 6,5), embora exija drenagem suficiente.
#4. Ervilhas (Pisum Sativum)
- Gravador
As ervilhas precisam de uma treliça para sustentar sua propensão a escalar. Painéis de arame grosso, como painéis para gado, são ideais para esse uso. Alternativamente, você pode construir um sistema de tela de arame ou barbante, treliça de bambu ou ambos para as ervilhas escalarem. As ervilhas não toleram solo encharcado, calor intenso ou seca. As ervilhas devem ser cultivadas em uma área aberta e protegida, em solo profundo e que retenha umidade.
#5. Chuchu (Sechium Edule)
- Gravador
As videiras crescem em quase qualquer estrutura, até mesmo em árvores, mas plantá-las em uma treliça de 1,80 metro de altura permite um manejo mais fácil das videiras e a colheita dos frutos. Quando as vinhas estão carregadas de frutos, a treliça deve ser suficientemente robusta para os suportar. O chuchu se desenvolve em solo solto e bem drenado, que retém umidade e é rico em matéria orgânica. Plante em plena luz, se for uma videira robusta em sombra parcial, os frutos serão visivelmente menores.
#6. Pimenta Rocoto (Capsicum Pubescens)
- Gravador
Eles se dão bem em climas mais quentes com alguma luz solar. Eles prosperam em temperaturas entre 45 e 60°F depois de serem plantados ao ar livre. Acima de 21°C, será difícil fazer seus rocotos florescerem ao ar livre. Para sustentar sua estrutura semelhante a uma videira, os rocotos gostam de solo úmido e argiloso e prosperam bem sob treliças. Use o fertilizante certo para garantir seu sucesso, pois eles adoram solos ricos em cálcio e magnésio.
#7. Tomates (Solanum Lycopersicum)
- Gravador
Você pode não perceber, mas os tomateiros crescerão alegremente ao longo do solo se você permitir. Infelizmente, isto pode encorajar doenças fúngicas do tomate, facilitar o acesso aos frutos para pragas e roedores e reduzir a produção. Como resultado de tudo isso, os jardineiros há muito treinam seus tomateiros para crescerem verticalmente. Os tomates prosperam em solo rico, de boa drenagem, mas que retém umidade. Escolhemos o local mais quente, ensolarado e protegido do vento para cultivar tomates.
#8. Melão (Cucumis melo)
- Gravador
Instale uma treliça que possa suportar o peso das frutas maduras e dos melões. Ao treinar escaladores em uma estrutura de suporte, como um arame de concreto, você pode incentivá-los a escalar. Cultivar melões verticalmente exige mais trabalho do que simplesmente colocar as plantas na treliça.
Os melões doces requerem muita luz solar, clima quente, abastecimento de água adequado e um ambiente limpo, livre de pragas e doenças. As frutas não produzem açúcar suficiente quando a planta está estressada, devido a insetos, doenças foliares, ervas daninhas, nutrição inadequada, muita ou pouca água, clima frio ou nebuloso ou outros fatores.
#9. Lúpulo (Humulus lupulus)
- Gravador
Passe arame grosso ou barbante de treliça do topo do suporte até cada raiz plantada e prenda com uma estaca de jardim em forma de U. Cultive Humulus lupulus em pleno sol em solo úmido, mas bem drenado. A cada primavera, podar agressivamente as folhas para estimular um novo crescimento.
#10. Abóbora de inverno (Cucurbita maxima)
- Gravador
Embora não exija, a abóbora se beneficia de uma treliça. A abóbora crescerá em qualquer lugar onde possa circular, inclusive em cercas, canteiros elevados, solo plano e outras superfícies. Sua abóbora ficará onde você deseja se você fornecer uma treliça. Plante abóbora em solo rico e permeável que foi significativamente compostado.
#11. Espinafre malabar (Basella alba)
- Gravador
O espinafre Malabar é um escalador resistente que requer treliça ou outra assistência. Outras plantas sucumbirão rapidamente. O espinafre Malabar é uma bela trepadeira que pode ser plantada como ornamental. O espinafre Malabar deve ser cultivado em plena luz. Prospera em solo rico, úmido e bem drenado. Forneça hidratação regular ao longo da temporada, pois as plantas florescerão se o solo ficar muito seco.
#12. Abóbora de verão (Cucurbita Pepo)
- Gravador
Cultive-os em uma área que receba 6 ou mais horas de sol e tenha solo rico e bem drenado. Dê ao seu solo nativo um aumento de nutrientes incorporando vários centímetros de composto envelhecido ou outra matéria orgânica rica. A treliça tem o benefício adicional de reduzir a incidência de uma importante praga da abobrinha, o percevejo da abóbora.