Quando usamos fertilizantes em nosso jardim ou parque, fornecemos ao solo nutrientes como potássio, fósforo e nitrogênio para que as plantas possam crescer adequadamente e ter um rendimento maior.
Fertilizantes são produtos químicos produzidos pelo homem. Embora forneçam os nutrientes necessários, seu uso intensivo ou desordenado pode trazer consequências negativas para o solo e as plantas .
Outra variante de fertilizantes são fertilizantes orgânicos. Têm a vantagem de serem compostos por elementos naturais e por isso são simultaneamente ecológicos e económicos . A seguir, contarei como fazer dois fertilizantes orgânicos que darão muitos frutos às suas plantas.
1- Adubo a base de casca de banana
Podemos reconhecer a falta de potássio nas plantas quando as folhas ficam amareladas ou começam a enrolar . Este fertilizante fornece os nutrientes necessários para que as folhas e frutos mantenham sua cor natural.
Os ingredientes que precisamos são cinco cascas de banana, um litro e meio de água, uma panela média e uma garrafa.
A primeira coisa que precisamos fazer é cortar as cascas de banana em pedaços pequenos. Em seguida, despejamos a água na panela, juntamos os pedaços de casca e levamos a panela ao fogo médio por quinze minutos , ou até vermos que a água ficou marrom com a ação das cascas de banana.
Desligue o fogo e deixe o líquido esfriar . Em seguida, colocamos o conteúdo na garrafa.
Se vamos usá-lo, precisamos estabelecer uma proporção de uma parte de fertilizante para cinco partes de água . Usamos a infusão uma vez por semana. E quando as plantas florescerem, podemos usar o fertilizante diretamente a cada duas semanas.
Outra forma de usar este fertilizante é enterrar alguns pedaços de marisco na terra do vaso . Estes fornecem magnésio, potássio e outros nutrientes.
Uma vantagem deste fertilizante líquido é que a possibilidade de sobredosagem é muito baixa, uma vez que se degrada progressivamente. Uma desvantagem é que a vida útil não é longa.
2- Fertilizante à base de casca de ovo
Para isso precisamos de 5 ou 6 tigelas, dois litros de água, um liquidificador, uma colher, uma panela média e uma garrafa.
Colocamos as cascas de ovo no liquidificador e amassamos por alguns minutos. Com a colher mexemos um pouco para levantar os pedaços de casca que ficaram maiores e amassamos novamente até obter um pó. Se você não tiver um liquidificador, também pode triturar as cascas em um almofariz. Quanto menor for, mais fácil é se decompor no solo.
Tal como acontece com a casca de banana, também prepararemos uma infusão com as cascas dos ovos. Despeje a água na panela e adicione as cascas. Uma vez atingido o ponto de ebulição, deixamos repousar por mais cinco minutos. Desligue o fogo e deixe a infusão esfriar.
Enchemos a garrafa com o líquido e está pronto para adubar nosso solo. Podemos derramar um pouco da infusão enquanto despejamos. As cascas dos ovos contribuem com magnésio, potássio e fósforo para o solo.
Mais nem sempre é melhor, então recomendo que você mantenha a proporção de água para casca de ovo para evitar adicionar excesso de magnésio ao solo e às plantas.