Ter plantas em casa é muito gratificante, ainda mais se as próprias plantas forem aromáticas e puderem ser utilizadas na cozinha. O Alecrim é uma das plantas aromáticas mais versáteis utilizadas na nossa cozinha tradicional.
Porém, muitas vezes você compra um pé de alecrim , leva para casa e vê-o apodrecer lentamente, vendo-o murchar rapidamente. Isso acontece devido a diversos fatores, mas felizmente pode ser evitado seguindo algumas regras muito simples.
Se você também está tentando manter seu alecrim vivo , experimente aplicar os seguintes cuidados para mantê-lo saudável e duradouro por anos.
1. Posição correta
O alecrim é nativo de regiões de clima temperado, por isso é imprescindível colocar a planta em local ensolarado. Alecrim prefere sol pleno e precisa de 6 a 8 horas de sol pleno.
Se você mora em uma região com invernos muito frios, aplique um pano protetor na planta nos dias e noites mais frios.
2. Boa drenagem
O alecrim precisa de solo seco, pedregoso e permeável. Certifique-se de que o solo esteja bem drenado.
As raízes do alecrim tendem a apodrecer com a rega excessiva. Esse fenômeno é percebido quando a planta começa a secar de baixo para cima.
3. Fertilizante
O alecrim requer solo pobre em nutrientes, portanto não é necessário aplicar fertilizante.
4. Irrigação
Regar o alecrim deve ser muito raro. Uma forma de verificar se precisa de água é enfiar o dedo no solo e verificar a umidade do solo.
5. Insetos
O alecrim é muito resistente a insetos e outros parasitas, embora o excesso de umidade possa provocar o aparecimento e proliferação de fungos, que aparecem na forma de um pó esbranquiçado.
Neste caso pode-se aplicar óleo de nim, excelente contra fungos e insetos.
6. Dimensões
Um aspecto que muitas vezes passa despercebido quando se fala em cuidados com o alecrim é a poda. Todos os anos devem ser eliminados os ramos mais fracos, bastando uma poda mínima para garantir à planta o espaço de que necessita.
Se for bem cuidado, o alecrim se transformará rapidamente em um arbusto e poderá durar muitos anos.