Para cultivar plantas de interior de forma exuberante, basta seguir algumas regras simples e evitar erros muito comuns, como regá-las demais, expô-las à luz solar direta, escolher vasos muito pequenos e esquecer de limpá-los. Vamos ver como cuidar bem das plantas de casa.
Plantas de casa são aquelas plantas que podem ser mantidas dentro de casa ou no pátio . Cuidar disso não é difícil.
As coisas mais importantes a considerar são água e luz . Depois de entender quanto e quando regar a planta, coloque-a no lugar certo da casa, para que receba a quantidade certa de luz.
Mas não é só isso: uma vez posicionada, a planta deverá ser replantada e mantida constantemente, protegida de bactérias e parasitas que podem causar doenças; portanto, é bom saber quais erros evitar.
Tipos de plantas de interior
As plantas de interior são abundantes. Alguns, porém, são mais difundidos que outros, tanto porque são mais bonitos e dão mais satisfação como elemento decorativo, como porque são mais fáceis de manusear e manter.
Entre as mais difundidas, a Phalaenopsis pertence à família das orquídeas e chama a atenção pela sua cor. Esta planta deve ser mantida em local claro da casa, mas longe do calor direto, que pode estragar a cor das folhas.
Tratamento semelhante deve ser reservado para Kenzia , uma variedade de palmeira. Também neste caso é aconselhável não colocar a planta sob uma fonte direta de calor, mas também não mantê-la completamente no escuro. Quanto à água, é bom regá-la frequentemente no verão, enquanto no inverno duas ou três vezes por semana são suficientes.
As suculentas são muito populares como decoração de interiores e exteriores. Em geral, esses vasos de plantas devem ser colocados em locais claros e com altas temperaturas. Apesar do que você possa imaginar, eles raramente precisam ser regados.
Uma alternativa válida são as samambaias. Entre as muitas variedades, as mais comuns nas residências são a avenca e a samambaia-espada . Devem ser armazenados em ambiente não ensolarado e particularmente úmido; além disso, lembre-se de regá-los pelo menos uma vez por dia.
Como regar plantas de interior?
As plantas de interior não estão expostas à precipitação e, portanto, precisam ser regadas regularmente. Porém, isso não significa que você deva exagerar: mesmo quantidades excessivas de água podem ser prejudiciais.
No outono e no inverno requerem muito pouca rega, a menos que sejam colocados em ambientes desumidificados e aquecidos com radiadores ou ar condicionado, que secam o ar.
No verão e na primavera, a regra fundamental é colocar um copo d’água em um vaso médio e repetir a operação somente depois de alguns dias, quando o solo voltar a parecer seco.
Escolha água em temperatura ambiente.
Para ter uma ideia mais precisa do procedimento a seguir, é uma boa ideia conhecer as especificações da planta adquirida, para não cometer erros.
clima e exposição
As plantas nunca devem ser colocadas a pleno sol , principalmente no verão, pois podem secar. No entanto, deve ser escolhido um local luminoso, por exemplo, perto de janelas e janelas de vidro. Esta regra se aplica especialmente a plantas com flores, suculentas e com folhagens coloridas.
Depois de escolhida a posição, é importante não alterá-la, mas simplesmente girar o vaso cerca de uma vez por semana, para garantir que todas as folhas se beneficiem igualmente da luz.
Quase todas as plantas de interior são de origem tropical, portanto requerem temperaturas amenas , em torno de 20 graus e em qualquer caso nunca inferiores a 15 graus.
No inverno, portanto, não devem ser mantidos na varanda ou em ambientes particularmente frios.
Além disso, certifique-se de que recebam a quantidade certa de umidade : a secura excessiva do ar pode ser prejudicial.
eu repot
As plantas de interior vivem muito bem em vasos, basta escolher o tamanho certo. Quando as raízes começarem a ficar tensas, você precisará replantá-las em uma raiz maior para permitir que a planta cresça.
O repoteamento não deve ser feito com frequência: esta operação deve ser feita uma vez por ano; geralmente o período mais adequado é a primavera. O conselho é trocar não só o vaso, mas também o solo.
As plantas domésticas crescem melhor e vivem mais em solo úmido, portanto, certifique-se de que haja um bom suprimento de água. Molhado, porém, não significa cheio de água: nesse sentido, coloque um pouco de argila expandida ou pedrinhas no solo, para que a água escoe.
Fertilização
Antes de transferir a planta, devemos também preparar o solo com um fertilizante específico para este tipo. Além disso, o fertilizante deve ser utilizado periodicamente, com frequência que varia de acordo com o tipo de planta.
Os fertilizantes líquidos, fáceis de diluir em água, são preferíveis. Esses fertilizantes devem ser usados uma vez por mês ou, no caso de fertilizantes de liberação lenta, duas vezes por ano.
Poda e limpeza de folhas
As plantas de casa tendem a ficar empoeiradas, assim como os móveis. Não se esqueça de tirar o pó regularmente e limpá-los ocasionalmente com um pano úmido ou escova. Desta forma, a transpiração e, portanto, a fotossíntese serão promovidas.
Além disso, é importante eliminar todas as folhas secas para evitar ataques de parasitas e doenças.
Como defender as plantas domésticas de doenças e parasitas
Os piores danos às plantas são causados por doenças fúngicas e parasitas. Para evitar qualquer tipo de problema é necessário realizar tratamentos periódicos específicos. Graças a substâncias facilmente disponíveis em lojas especializadas é possível proteger a planta de possíveis ataques.
Além disso, a água estagnada pode ser muito perigosa: verifique frequentemente o pires e certifique-se de que está sempre seco e limpo, para que as raízes não apodreçam.