Criar composto orgânico e nutritivo é muito simples, se você conhecer algumas nuances. O principal problema da compostagem doméstica é o odor desagradável que pode ser gerado.
No entanto, existe um passo simples que permite evitar tais dificuldades com facilidade e sem esforço, preservando o valor nutricional e os benefícios do composto.
O composto é constituído por qualquer resíduo orgânico de cozinha, sempre de origem vegetal (não podem ser utilizados produtos de origem animal, pois seguem diferentes processos de decomposição). Por exemplo, coloque um balde debaixo de uma cadeira ou mesa, onde você poderá jogar os resíduos assim que eles aparecerem.
Outro truque inteligente é usar serragem. A camada de resíduos e a camada de serragem devem ser aproximadamente equivalentes.
Comece colocando um pouco de serragem no fundo do recipiente (é melhor usar serragem barata para areia de gato, feita de serragem prensada). Depois de adicionar uma certa quantidade de resíduos de cozinha ao recipiente, polvilhe-o com serragem por cima. A serragem absorve o excesso de água e neutraliza todos os odores, iniciando o processo de compostagem, ou seja, a decomposição de substâncias orgânicas em substâncias inorgânicas. Continue adicionando resíduos e serragem em camadas até que o recipiente esteja completamente cheio.
Para agilizar e melhorar esse processo, você pode adicionar compostor pronto ou um produto especial para agilizar o processo de compostagem.
Mantenha o recipiente fechado para manter a umidade desejada. Se for um balde, cubra-o com um pano elástico – assim não haverá moscas. Quando o balde estiver cheio, leve-o para a varanda ou transfira-o para o jardim num saco. Veja como criar um composto orgânico e eficaz, sem a presença de moscas e sem odores desagradáveis!