Ácido cítrico e cinzas com a adição de um pouco de detergente líquido. Todos os ingredientes essenciais para limpar o seu forno (pelo menos uma vez por semana) com produtos naturais.
Se for utilizado regularmente, o forno deve ser limpo pelo menos uma vez por semana . Muitas vezes e de boa vontade, após a utilização, há a tentação de fechar a porta e esquecer, ou melhor, ignorar completamente, o que está lá dentro: Vestígios de gordura, migalhas e restos de comida. Se quiser limpar o seu forno com produtos naturais, só conseguirá obter bons resultados se mantiver uma certa constância na limpeza ; por isso, tente não ceder à preguiça e dedique quinze minutos por semana a esta tarefa, começando com o pé direito.
Com ácido cítrico
O ácido cítrico é também um excelente aliado para a limpeza de outras superfícies da cozinha
Até a mistura de água e ácido cítrico em pó pode fazer meio milagre num forno sujo. Pegue uma panela com laterais altas, coloque um pouco de água e o ácido cítrico comprado no supermercado. Leve o prato ao forno durante cerca de 30 minutos a uma temperatura média. Ao evaporar, a água actua nas paredes do forno, facilitando a sua limpeza. Passada meia hora, desligue o forno e humedeça um pano com a mistura de água ainda quente e ácido cítrico. Entre no forno e continue a limpeza. Obterá uma solução de limpeza, de desengorduramento e de abrilhantador.
Com as cinzas
O efeito desengordurante das cinzas também não deve ser subestimado. Provavelmente, a sua avó utilizava-a para branquear a roupa, mas, na realidade, ela dá o seu melhor desempenho na limpeza do fogão. Misture-a com um pouco de água e uma gota de detergente líquido, deixe a mistura repousar durante algumas horas e depois filtre-a para remover os ingredientes indesejados. Nesta altura, utilize um frasco de spray e limpe bem todo o aparelho.