Os ácaros são pequenos insetos, invisíveis a olho nu, atraídos pela presença excessiva de poeira ou umidade no canteiro.
Preferem se multiplicar e viver entre lençóis, colchões e travesseiros e tudo que torna nossas noites confortáveis. Além disso, alimentam-se de pele humana, colocando em risco a saúde e o bem-estar do sono devido aos problemas respiratórios e alergias que podem causar.
Felizmente, existem vários métodos para removê-los e iremos descobri-los neste artigo.
Ácaros no colchão: riscos para a saúde
Os ácaros são encontrados na casa devido ao excesso de poeira e à pele humana, da qual se alimentam! Esses minúsculos insetos deixam excrementos e ovos em colchões, lençóis e travesseiros, colocando-nos em risco de alergias e problemas respiratórios.
Mas embora sejam invisíveis aos olhos, podemos notar sua presença com alguns sinais de alerta, como:
- continue a espirrar enquanto está na cama (quando não há resfriado),
- coceira na pele ou boca, garganta,
- um olho lacrimejante,
- obstrucao nasal,
- inchaço nos olhos,
- conjuntivite.
- Os ácaros podem até causar asma!
O melhor é prevenir a proliferação destes insectos antes que o problema se torne tão grave que esteja fora do nosso alcance.
Como eliminar os ácaros naturalmente
Enfatizamos o uso e a importância dos produtos naturais, pois os produtos químicos, por serem tóxicos, são prejudiciais à saúde de todos.
O primeiro remédio a experimentar é o bicarbonato, utilizado em inúmeras limpezas domésticas graças às suas propriedades e forte ação desinfetante. Com ele podemos lavar e desinfetar lençóis, fronhas e edredons, diminuindo consequentemente a proliferação de ácaros .
Para desinfetar o colchão, basta borrifar toda a superfície e deixar repousar cerca de duas horas antes de retirar os resíduos com aspirador.
O bicarbonato de sódio também pode ser diluído em água e borrifado no colchão misturado com suco de limão . Seja qual for a forma como utilizamos o bicarbonato, lembre-se de deixar o colchão secar bem antes de arrumar a cama, caso contrário só pioraríamos o problema.
Os óleos essenciais são outros “guerreiros” que nos ajudam a higienizar tecidos e superfícies , em particular o óleo da árvore do chá e os óleos de lavanda e eucalipto . Para utilizá-los, basta diluir algumas gotas em um borrifador cheio de água e borrifar o líquido em colchões, cobertores e travesseiros.
Como prevenir os ácaros domésticos
Na verdade, evitar lidar com ácaros é muito simples.
Arejamos o quarto pela manhã, assim que nos levantamos, para desencorajar a proliferação desses insetos. Leva apenas alguns minutos. Em segundo lugar, paramos imediatamente de arrumar a cama, esperando meia hora, para que o ar fresco circule e refresque os lençóis, libertando-os da humidade. Melhor ainda se pudermos expor colchões e lençóis à luz solar.
Com as janelas abertas permitimos que o ar circule sobre os edredões e lençóis, evitando que a humidade e o calor fiquem estagnados sob os lençóis. Lembre-se que também é muito importante trocar as fronhas com frequência!