Algumas dicas práticas para desfrutar de suas lindas orquídeas o ano todo
ingredientes
água da chuva
água mineral
suco de limão
açúcar
Preparação
A orquídea é uma flor nobre, símbolo de virilidade na Grécia, esteve muito presente na corte dos reis com os lírios. Na China e no Japão tornou-se uma alegoria de amizade, enquanto na Venezuela e na Colômbia recebeu o magnífico título de Flor Nacional.
A orquídea, que inclui quase 25.000 espécies, é a flor mais difundida no mundo. Esta planta de interior é magnífica, mas infelizmente muito caprichosa. Vou te dar alguns conselhos sobre como apreciá-la durante todo o ano!
Sua manutenção não é simples, a beleza pode desaparecer em pouco tempo e muitas vezes sem motivo aparente. Apesar de sua aparência frágil, também é resistente para sobreviver em mãos inexperientes.
A primeira coisa a saber é examinar as raízes da sua orquídea que lhe dirá se ela está com excesso ou falta de água.
Se as folhas da sua orquídea estão todas moles, significa que você tem regado demais a planta, a menos que seja o contrário. Durante os períodos de outono e inverno, deve ser regado uma vez a cada 20-30 dias, mas a rega deve ser meticulosa
Você deve saber que as orquídeas odeiam água dura, então evite água da torneira, em vez disso use água da chuva coletada em seu jardim, água mineral ou um pequeno truque, adicione um pouco de suco de limão no regador (algumas gotas são suficientes para reduzir o nível de calcário)
Para regar sua orquídea o ideal é dar banho nela, na sua banheira por exemplo ou então colocar água em um vaso de três quartos, deixar de molho por meia hora antes de drenar bem, tome cuidado para que sua planta não sufocar a água
Se as folhas da sua orquídea estiverem moles, significa que a rega não é mais feita corretamente e as raízes estão definitivamente apodrecendo.
Como saber se não regou a planta o suficiente?
Você vai notar isso rapidamente, principalmente se o vaso for transparente, as raízes vão ficar brancas, vão começar a sentir sede, basta deixar o vaso de molho por alguns minutos, você verá as raízes ficarem verdes novamente, isso é um excelente sinal de reidratação! Escorra bem e coloque de volta no cache-pot.
É absolutamente necessário escolher um local da casa ou apartamento bem iluminado e possivelmente com bom nível de umidade.
Pequeno truque para reavivar sua orquídea, dê um banho de água com açúcar nas raízes
O que fazer se você regar demais sua planta?
Infelizmente não é fácil recuperar sua orquídea, mas é preciso sempre tentar. Você pode cortar raízes mortas ou moribundas e replantar em um substrato (base rica em nutrientes na qual as plantas são plantadas), de preferência para orquídeas frescas.
Mime bem suas orquídeas, que alegria ter essa planta linda e colorida em um cantinho da sua casa!!