Passar a ferro é uma das atividades mais odiadas pelas donas de casa em todo o mundo, porque exige familiaridade com o ferro, depois obviamente muito tempo livre, muita paciência e, se quiser, até uma pitada de habilidade.
Nem todas as mulheres têm tendência a passar a ferro, por isso procuram uma alternativa válida para evitar ter que fazer este trabalho sempre que não têm vontade .
Há quem, por exemplo, experimente passar roupa com secador de cabelo, com o calor e a passagem das mãos consegue bons resultados mas não estamos a falar de perfeição. Depois há quem tente usar o ferro vertical que é muito mais cómodo e prático que o ferro normal porque não necessita de tábua de engomar.
Quem é obcecado pela perfeição, principalmente no caso das camisas, não se contenta com esses remédios. Neste caso, questiona-se como passar roupas excessivamente amassadas, sem pegar no ferro e sem perder tempo. A resposta é muito simples, mais do que você imagina.
O truque que as melhores lavanderias usam para obter ótimos resultados
Existe um truque que se usa nas melhores lavanderias e que algumas mulheres descobriram há algum tempo, que diz respeito ao uso da secadora. Quem acaba de começar a usá-lo provavelmente não sabe como iniciá-lo para tirar o máximo proveito, quem já o possui há muito tempo já descobriu alguns truques úteis que facilitam a vida das donas de casa.
Aqui estão algumas dicas que resolvem o problema dos vincos e muito mais. Tal como acontece com as máquinas de lavar, a regra de não sobrecarregar o tambor também se aplica à máquina de secar porque se esta estiver sobrecarregada não permite que a roupa disperse correctamente a humidade, pelo que no final da secagem a roupa estará húmida e provavelmente também fedorenta. .
Porque empilhar roupas na secadora é inconveniente
Entre outras coisas, empilhar muitos objetos de todos os tipos equivale a amassá-los mais do que o necessário porque não têm muito espaço e ficam emaranhados . Isso acontece especialmente com lençóis. Neste caso, seguindo as regras corretas sobre o peso da carga correta, é aconselhável inserir também uma bola no aparelho para evitar que a roupa se torça e não seque bem.
Quanto à carga adequada para uma secagem perfeita, aconselha-se carregar a secadora pelo menos 1 kg a menos do que o recomendado nas instruções, portanto no máximo até um terço do tambor.
Então se a sua secadora estiver equipada com função anti-rugas, que nem todos possuem, é aconselhável utilizá-la porque as fibras dos tecidos esticam naturalmente durante a secagem graças a esta função, mesmo sem o uso de amaciantes.
Cuidado porque esta função consome muito mais energia , então se você tiver a oportunidade de lavar sua roupa com Eco ou lavagem curta, é melhor fazê-lo, a menos que queira ver uma conta estratosférica chegar no final do mês.
Rotação mínima e separação de tecidos, a razão é muito simples
Então pode ser essencial limitar o ciclo de centrifugação e mantê-lo em um nível médio variando de 800 a 1000 rpm e não mais, tanto porque as roupas amassam muito e algumas podem até ficar permanentemente danificadas . Por outro lado, o excesso é um problema em qualquer setor.
Por último, é melhor distribuir as peças por tipo de tecido e não juntar tudo para poupar no número de secadores em funcionamento, porque alguns tecidos requerem programas particulares, mais delicados e de menor duração, outros pelo contrário.
Secar tudo junto corre o risco de alguma coisa ficar molhada enquanto outras roupas secam demais, fazendo com que as roupas mais delicadas sequem e rasguem na primeira vez que forem usadas. É portanto aconselhável seguir as instruções do folheto relativo aos programas e entregar tudo dentro do prazo.
Quando é melhor tirar a roupa da secadora?
O melhor a fazer é tirar as roupas secas assim que a secadora terminar o ciclo e pendurá-las ou dobrá-las imediatamente enquanto ainda estão quentes, pois isso também removerá vincos das camisas . Então lave sua roupa também.
Desta forma, não será mais necessário engomar porque todas as peças ficarão perfeitas, tal como depois do ferro a vapor.