Embora sejam uma das frutas mais populares, as cerejas só estão disponíveis durante um curto período do ano. Mas se as cerejas forem armazenadas de maneira adequada, podem ser apreciadas durante todo o ano. Venha comigo descobrir as diferentes formas de conservar essas frutas maravilhosas.
As cerejas mais bem conservadas
Existem tipos de frutas disponíveis durante todo o ano em diferentes variações, como maçã ou banana. O mesmo não acontece com as cerejas , que ficam disponíveis pouco mais de um mês por ano, de maio a junho. No entanto, estes pequenos frutos vermelhos têm um sabor verdadeiramente único e é uma pena que só possam ser consumidos por tão pouco tempo.
E se eu lhe dissesse que existem técnicas de conservação que lhe permitirão saborear cerejas durante todo o ano? Pensar em saborear cerejas no inverno ou no outono parece impensável, mas hoje vou revelar algumas dicas simples que lhe permitirão fazê-lo. Mas primeiro veremos como fazer com que durem o máximo possível após a compra, durante o período em que estiverem disponíveis.
Cerejas frescas: como armazená-las?
Quantas vezes compramos cerejas e no dia seguinte tivemos que jogar fora mais da metade delas? Um número infinito de vezes. O segredo para ter cerejas frescas pelo maior tempo possível é controlar melhor a nossa compra. Se pretendemos comer as cerejas imediatamente, também podemos comprá-las mais maduras. Mas se a nossa intenção é deixá-los alguns dias na geladeira , é melhor ter certeza de que não estão muito maduros na hora da compra.
Outro cuidado é tê-lo uma vez em casa. Retiramos todas as frutas machucadas, enxáguamos bem as sãs e secamos. Em seguida, guarde-os em um saco de papel, de preferência com o caule ainda preso. Esses pequenos cuidados nos permitirão conservar as cerejas frescas por até 4-5 dias. E se quiséssemos saborear cerejas o ano todo? Vamos descobrir algumas técnicas de conservação que nos permitirão fazer isso.
Técnicas de conservação
Qualquer que seja a técnica de conservação que você decida usar, você deve primeiro aplicar estes pequenos cuidados. As cerejas devem ser lavadas, secas e desengaçadas . Para a maioria das conservas também é necessário descaroçá-las . Depois, sem caroço ou não, devem ser embebidos em água e limão para evitar oxidação. Então, vamos ver 5 técnicas diferentes de preservação de cerejas.
- No freezer: inteiro ou sem caroço, a técnica a utilizar é a mesma. Pegamos uma bandeja e colocamos as frutas dentro, sem sobrepor. Colocamos no freezer por cinco horas ou até que congelem. Neste ponto pegamos as cerejas e colocamos em um saco para freezer, e deixamos no freezer até decidirmos comê-las. Quando queremos comer as frutas, basta colocá-las na geladeira por cerca de uma hora e depois em temperatura ambiente. A partir de agora serão como se tivessem acabado de ser colhidos;
- Cubos de cereja : esta é definitivamente a técnica de preservação mais criativa e divertida. Ainda precisaremos do freezer e também de uma bandeja para cubos de gelo. Neste caso as cerejas não devem ser privadas do pedúnculo. Procedemos de forma simples, em cada cubo da forma colocamos uma fruta e cobrimos com água. Em seguida, coloque no freezer até congelar completamente. Esses lindos cubos de gelo podem ser usados para decorar bebidas geladas e coquetéis;
- Xarope: basta preparar uma calda com água e açúcar. Coloque as cerejas em um pote esterilizado e cubra-as com a calda. Fechamos tudo e colocamos na despensa. Se desejar, pode-se adicionar uma parte de álcool à calda, criando cerejas no álcool;
- Compota : esta é provavelmente a técnica mais utilizada, principalmente pelas nossas avós. Porém, fazer geléia de cereja é muito simples e rápido. Numa panela, misture as cerejas sem caroço com o açúcar (igual à metade do peso da fruta). É cozido até atingir uma consistência reduzida e cremosa. A geléia ainda quente é então colocada em potes esterilizados e hermeticamente fechados. Podemos assim desfrutar desta compota durante todo o ano;
- Secagem : a secagem das cerejas sem caroço permitirá que sejam conservadas durante 4/5 meses. As cerejas assim conservadas podem ser utilizadas reidratadas em diversas preparações, tanto em sobremesas como em chás de ervas. Para os mais aventureiros também podem ser usados em preparações salgadas, risotos, carnes e tortas salgadas.