Muitos não sabem que além dos frutos da framboesa também é possível colher as folhas dessa planta. A época ideal para fazer isso é junho, quando contêm a quantidade máxima de substâncias benéficas à saúde. Você pode colhê-los e aproveitá-los até o outono.
As folhas são ricas em vitaminas, principalmente B12, e contêm muitos ácidos orgânicos. Integram bem a energia e garantem vitalidade, são literalmente o elixir da vida.
No passado e ainda hoje, as folhas de framboesa eram utilizadas para inflamações da cavidade oral, dores de dente e problemas de pele. Eles também ajudam as mulheres durante dores menstruais, dores abdominais e diarreia.
Eles também são um excelente aliado para problemas do trato urinário. Eles ajudam a eliminar bactérias e a prevenir o retorno da doença.
Se você busca um verdadeiro alívio para as dores menstruais, muitas mulheres recomendam folhas de framboesa, que estimulam o útero, responsável pelo desenvolvimento do feto durante a gravidez. Porém, não é recomendado para mulheres com menos de 34 semanas de gestação, pois o chá só é benéfico nas fases mais avançadas da gravidez e pode causar abortos espontâneos nas fases menos avançadas.
As folhas também são excelentes no banho, pois ajudam a tonificar e iluminar a pele. Também podem ser usados para varizes na forma de compressas nas áreas doloridas. Basta aquecê-los em água quente, mergulhá-los na solução e aplicá-los na pele.
O chá pode ser preparado com folhas de framboesa frescas e secas. Para preparar uma infusão, basta derramar álcool sobre as folhas e deixar repousar em um recipiente escuro em local escuro por 3 semanas, agitando ocasionalmente. Em seguida, filtre a infusão. Pode ser consumido ou utilizado externamente na forma de compressas para acne ou varizes.