Melhor tomar cuidado quando formos ao caixa eletrônico: existe um golpe que pode esvaziar nossa conta corrente. Como funciona e como você pode se proteger.
Agora, quando precisarmos de dinheiro , basta ir ao caixa eletrônico mais próximo e selecionar o valor que queremos obter em segundos. Isso não é pouca conveniência em comparação com ir ao balcão do banco, talvez ter que esperar na fila e perder tempo. Com o cartão, por outro lado, basta inseri-lo no slot, digitar o código pessoal e sacar o dinheiro.
É lamentável que um simples gesto como usar um dos muitos caixas eletrônicos possa se tornar uma armadilha devido às estratégias usadas pelos criminosos para roubar nosso dinheiro. Ficando cada vez mais inteligentes e tecnologicamente avançados, os ladrões planejam um golpe após o outro para nos enganar e roubar nossas economias.
Escusado será dizer que é aconselhável ter cuidado para que ninguém nos esteja a vigiar quando introduzimos o nosso código bancário pessoal , para que em caso de perda ou roubo ninguém possa aceder à conta. Em alguns casos, no entanto, temos muita dificuldade em perceber que fomos enganados. Aqui estão os golpes mais insidiosos a serem observados ao ir ao caixa eletrônico.
Bancomat: O golpe que debita sua conta corrente
Um dos métodos mais difíceis de identificar é o skimmer : trata-se de um dispositivo capaz de ler a tarja magnética de um cartão de crédito e depois cloná-la. Geralmente é inserido no slot onde inserimos nosso cartão de crédito ou débito para proceder à retirada por pessoas mal-intencionadas, permitindo-nos ler todos os nossos dados em pouco tempo.
Outro golpe muito sofisticado e perigoso é aquele que envolve colocar um teclado sobre o do caixa eletrônico , muito semelhante ao original, mas capaz de roubar as chaves com as quais inseriremos nosso código pessoal. Um cúmplice então rouba nosso cartão após a conclusão da operação e, se não percebermos imediatamente, nossa conta corrente estará em risco. E não é só isso, porque também devemos tomar cuidado com o Shoulder Surfing, ou seja, a prática do criminoso de espiar por cima do ombro da vítima para roubar os números do código e usá-los posteriormente.
Como se defender dos fraudadores no balcão: os conselhos que você deve seguir
O site da Polícia Estadual está cheio de inspiração e informações sobre os novos golpes de cartão de crédito. Estas são dicas a seguir para estar preparado e agir com cautela quando você se encontrar em uma situação pouco clara.
Finalmente, quando você for a um caixa eletrônico, é uma boa ideia cobrir o teclado com uma mão para que outras pessoas que possam estar presentes não possam olhar e memorizar o código. Um gesto simples que pode nos salvar de perder uma quantia significativa de dinheiro.