Ingrediente insubstituível do curry, o açafrão é mais do que uma especiaria aromática, pois ajuda a cuidar do coração, do fígado e das articulações e representa uma esperança promissora na luta contra o câncer.
A cúrcuma provou ser uma planta maravilhosa que atua como um bálsamo geral para a nossa saúde e atua em diversas frentes. Também são atribuídas propriedades antiinflamatórias, antioxidantes, coleréticas, digestivas, hepatoprotetoras, hipolipemiantes, desintoxicantes do fígado, antiúlceras, cardioprotetoras e em algumas fontes positivas.
Conteúdo promovido
Também é chamado de agente anticancerígeno. O fígado, o coração, o sistema digestivo, o sistema imunológico e a pele são os grandes beneficiários dos possíveis tratamentos com cúrcuma.
As principais indicações da cúrcuma e seus principais benefícios à saúde são os seguintes:
A cúrcuma é inicialmente caracterizada como uma planta digestiva. Ajuda a digerir bem os alimentos, alivia o inchaço, a dispepsia ou a indigestão e evita gases e inchaço.
Combinado com plantas adstringentes, é útil em caso de diarreia causada por inflamação gastrointestinal, intoxicação ou alergias.
Tem sido indicado como substituto natural de alguns medicamentos antiúlceras sintéticos para o alívio de úlceras estomacais e estomacais. A cúrcuma atua na mucosa gastrointestinal e ajuda a reparar tecidos danificados.
Tem excelente efeito antiinflamatório no estômago e intestinos e é muito indicado em casos de gastrite e gastroenterite, mas também para auxiliar no tratamento de pancreatite e síndrome do intestino irritável.
Graças ao seu alto efeito colerético, melhora e estimula a produção de bile e promove o metabolismo das gorduras. A curcumina, que não é solúvel em água, possui grande capacidade lipofílica de absorver gorduras, que são facilmente metabolizadas e excretadas nas fezes.
Também é útil para ajudar a perder peso porque mobiliza e metaboliza facilmente as gorduras. A curcumina dietética pode limitar a expansão do tecido adiposo, inibindo o crescimento de novos vasos sanguíneos.
Ou angiogênese, por isso está incluída nas terapias de emagrecimento.
Tem efeito descongestionante no fígado; restaura as células do fígado e exerce um efeito protetor no fígado. É indicado nas doenças hepáticas e biliares, nas hepatites leves e no tratamento de colecistites ou cálculos na vesícula biliar.
A cúrcuma é uma boa aliada em diversas doenças reumáticas como artrite e artrose, com a vantagem de, diferentemente de outros antiinflamatórios, não causar danos à mucosa gástrica. Diz-se que tem alta capacidade de reduzir a histamina em processos inflamatórios. Pode estimular a atividade de duas enzimas (glutationa transferase e glutationa peroxidase) responsáveis por regular a resposta do organismo a um processo inflamatório e facilitar a eliminação necessária de resíduos. Seu efeito antiinflamatório é considerado comparável ao do famoso iboprofeno.
Diz-se que tem um efeito hipolipemiante moderado, que pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos no sangue.
Graças aos seus efeitos antioxidantes e como agente antiplaquetário, a cúrcuma pode prevenir o aparecimento de doenças cardíacas, como acidente vascular cerebral e aterosclerose, se consumida regularmente.
A curcumina e outros ingredientes ativos contidos na cúrcuma protegem contra o ataque dos radicais livres e bloqueiam a oxidação celular em órgãos vitais como rins, fígado ou coração.
Os extratos de cúrcuma foram testados em tratamentos de câncer para reduzir o aparecimento de células cancerígenas na pele, boca e intestinos devido aos seus efeitos antioxidantes. Tem sido usado como complemento da quimioterapia e aumentou a eficácia de alguns medicamentos contra o câncer. Vários estudos científicos foram publicados sobre o assunto e ainda há um longo caminho a percorrer.