Bônus mobile 2023, o que é e como solicitar o incentivo

Qual é o bônus de móveis de 2023? Como solicitar o bônus? Vamos tentar dar uma resposta completa a essas perguntas. O   Premium Mobilier 2023   prevê uma   redução de 50%   até 8.000 euros na aquisição de mobiliário e eletrodomésticos de grande porte destinados a serem utilizados como mobiliário em imóveis sujeitos a intervenções de valorização do património edificado.

De acordo com a Lei de Finanças de 2022, a redução aplica-se às despesas incorridas   em 2022, 2023 e 2024   com aquisição de móveis e eletrodomésticos de grande porte da classe A e superiores.

Bônus móvel 2023: os detalhes

São fornos classe A e superiores,   máquinas de lavar, secadoras e lava-louças classe  E e refrigeradores e freezers classe F.

Os valores serão reduzidos nos próximos anos, passando de um máximo de 16 mil euros em 2021 para 8 mil euros em 2023 e 5 mil euros em 2023.

O prémio de mobiliário aplica-se às compras efetuadas   até 31 de dezembro de 2024   e o pedido só pode ser apresentado por quem tenha efetuado obras de remodelação predial a partir de   1 de janeiro do ano anterior   ao ano em que os bens foram adquiridos.

Eletrodomésticos incluídos no bônus de móveis de 2023

Ou seja, o prémio mobiliário cobre os custos incorridos em caso de aquisição, até 31 de dezembro,  de mobiliário novo ou de grandes eletrodomésticos cuja classe energética seja classe A para fornos, classe E para máquinas de lavar, secar e lavar loiça.

Para refrigeradores e freezers a classe deve ser F, e será sempre a mesma também para aparelhos que exijam   etiqueta energética   .

Quais móveis são adequados?

Entre o mobiliário são permitidas   camas   , cómodas, roupeiros, mesas, estantes, mesinhas de cabeceira, cadeiras, poltronas, sofás, colchões, aparadores   e lustres   , que constituem  um complemento necessário   ao mobiliário do imóvel a renovar.

 Portas, pisos (por exemplo, parquet), cortinas, cortinas e outros acessórios de decoração estão excluídos do prêmio .

O bônus para eletrodomésticos grandes depende da classe energética. A aquisição de grandes eletrodomésticos   sem etiquetagem energética   só tem direito ao bónus se não existir obrigação de etiquetagem para este tipo.

Também poderão ser consideradas despesas incorridas com aquisição de móveis e eletrodomésticos de grande porte, desde que   os custos de transporte e montagem   sejam cobertos pela forma de pagamento solicitada.

Navegação de artigos