As moscas são um grande problema que afeta a todos e em todas as estações. Se antes era preciso combatê-los no verão, agora não há mais estação que dure.
Tanto no verão como no outono e até no inverno, você nem tem tempo de abrir uma porta ou janela, eles já estão lá, prontos para entrar ou já entraram sem serem notados.
A mudança sazonal a que assistimos nos últimos anos trouxe consigo, directamente da estação quente, moscas e mosquitos, presentes em toda a Itália mesmo no mês de Dezembro.
Remédios naturais para afastar moscas e mosquitos
Por mais estranho que pareça, existem remédios naturais que podem resolver o problema sem gastar sabe-se lá quanto dinheiro, mas acima de tudo sem nos machucar ou prejudicar o meio ambiente que nos rodeia.
Em alguns casos são remédios que podem ser adquiridos em lojas online , em outros casos remédios também presentes em lojas físicas de qualquer cidade ou vila pequena.
Um dos métodos mais eficazes é utilizar óleos essenciais que se encontram facilmente em todo o lado e que não só perfumam o ambiente, como têm um fantástico efeito repelente contra moscas e mosquitos.
Estes óleos são vendidos a granel ou em embalagens, às vezes podem ser colocados dentro de candeeiros, outras vezes são velas que se acendem na varanda, talvez em frente à porta da frente ou no jardim ou num canto da casa que seja mais importante para a salvaguarda.
Por que os óleos funcionam
Os óleos funcionam porque irritam as moscas e, assim que percebem os queimadores, elas voam para longe. O mesmo resultado pode ser alcançado com a compra de plantas especiais para colocar pela casa. Existem variedades diferentes, todas lindas.
Essas plantas não só decoram a casa e a deixam muito mais bonita, colorida e iluminada, mas também são funcionais. A primeira é a lavanda e é muito prática em caso de infestações. Neste caso, deve-se notar que uma mosca tem vida curta. Sua duração varia de 10 a 20 dias.
Antes de morrer, porém, põe 1000 ovos, senão mais, no nascimento desses terríveis insetos nos tornamos protagonistas de uma verdadeira onda.
Plantas que mantêm as moscas irritantes afastadas em todas as estações
Geralmente a lavanda é usada como relaxante natural, ou para perfumar gavetas, mas consegue repelir traças e mosquitos, com seu aroma inimitável que, se para nós é lindo, a ponto de induzir o sono, para os animais noturnos é mais. que irritante.
Em seguida vem o capim-limão, que tem um odor agressivo e pungente , o mesmo vale para o gerânio e o manjericão. O gerânio é anti-mosquito e também anti-mosca, enquanto o manjericão é essencial para nós porque o utilizamos para temperar muitos pratos. Para eles ele é um inimigo mortal.
Por este motivo é aconselhável manter uma planta no parapeito da janela ou em frente à porta de entrada.
O eucalipto não é apenas um remédio para tosse, mas muito mais
Obviamente não pode faltar o eucalipto, geralmente usado como remédio contra tosses e resfriados, pois afasta os insetos. Para finalizar, não podemos deixar de mencionar a árvore do chá, um conhecido óleo balsâmico, útil em muitas situações e condições.
Consegue, por exemplo, manter afastados mosquitos, germes e bactérias graças às suas múltiplas propriedades antibióticas e anti-sépticas. Afasta os insetos e torna o ar do ambiente mais saudável, acolhedor e habitado. Algumas gotas são suficientes para relaxar nos momentos mais difíceis e estressantes.