Clusia rosea: planta de interior perfeita em vaso | Cultivo e cuidado

Clusia rosea é uma planta de casa nativa dos trópicos que prefere ambientes quentes e úmidos: cuidado com o frio!
Clusia rosea (ou Clusia major) é uma planta perene pertencente à família Clusiaceae. É uma planta de crescimento lento e cultivada principalmente pela beleza de suas folhas e flores. Apresenta-se como um arbusto ou árvore, de formato arredondado que pode atingir 15 metros.

Possui folhas ovais e brilhantes, grossas, coriáceas e de cor verde escura. As flores, em forma de taça e de cor branca, têm aproximadamente 5 cm de largura. São semelhantes às camélias e florescem na primavera, liberando um perfume muito delicado. Os frutos são globulares, esverdeados e contêm uma resina pegajosa.

A planta é nativa da América tropical e devido ao seu habitat prefere temperaturas amenas. Aqui é possível cultivá-la em vasos como planta de interior para fins ornamentais.

Clusia rosea não deve ser confundida com Clusia lanceolata (que leva o nome do formato de suas folhas). Outra variedade é a Clusia variegata, com folhas com estrias mais claras.

clusia rosea
Close da fruta

Cultivo
Multiplicação
Clusia rosea multiplica-se por ramificação ou por semeadura na primavera, mas também por estacas no verão.

Solo
Você precisa de solo bem drenado e fértil; melhor se bem dissolvido. Repot na primavera a cada dois ou três anos, tomando cuidado para substituir o recipiente por um maior.

Navegação de artigos