Os crisântemos, com sua variedade de cores, conquistaram mais de um jardineiro. Caso você receba um buquê dessas flores e decida plantá-las em vasos, oferecemos uma maneira fácil de enraizá-las.
Como enraizar e multiplicar crisântemos
Primeiro, prepare alguns cortes. Corte um galho seco e divida-o em várias partes, cada uma com 4 “juntas”. Os brotos laterais da planta também podem ser enraizados, desde que não estejam murchados ou quebrados.
Para o plantio de mudas, é melhor usar solo neutralizado. Isto permite uma excelente ventilação e ao mesmo tempo retém a umidade no interior. As terras comuns não possuem tais propriedades. Você pode comprar um substrato especial em qualquer viveiro.
Antes de plantar, corte levemente cada estaca e mergulhe-a primeiro em um copo de água limpa e depois em qualquer solução para estimular o crescimento. Em seguida, cole as mudas no solo até uma profundidade de cerca de 1 cm.
Regue tudo e coloque os copos em sacos zip. Organize as mudas de forma que fiquem expostas à luz solar, mas não diretamente. Certifique-se de que a temperatura ambiente esteja estável, em torno de 25 graus.
Areje as mudas diariamente, verifique a umidade e regue conforme necessário. O novo sistema radicular começará a se desenvolver nas plantas após 2 a 3 semanas. Você também notará o aparecimento de novas folhas. Quando as mudas estiverem enraizadas, retire os sacos e continue crescendo como qualquer outra planta de casa.
Plante as mudas em solo solto na primavera, quando o solo estiver ligeiramente aquecido e a temperatura estiver mais ou menos estável. Alguns mantêm crisântemos em vasos. Porém, não se esqueça de regar e fertilizar as flores regularmente. O cuidado adequado garantirá uma floração duradoura até o frio.