Como plantar mamão.
Olá amigos que amam plantas e pomares, desta vez quero falar sobre o cultivo dessa fruta maravilhosa. Hoje em dia, o mamão é uma das frutas tropicais mais apreciadas e consumidas no mundo. O mamão é uma pequena árvore nativa da América Central , de vida curta e crescimento muito rápido.
É uma cultura que exige certo clima e cuidados, mas que, apesar de tudo, é viável para a maioria dos climas quentes ou temperados. Se você quer aprender a cultivar mamão em casa para aproveitar seus frutos , continue lendo este artigo, ao final você terá uma ideia de como plantar essa planta.
Plantação de mamão.
O plantio deve ser realizado a uma distância de três metros de uma planta a outra. Devem ser feitos furos no solo com profundidade de aproximadamente 80 cm. e largura de 50 cm.
O clima
O clima é muito importante porque o calor e a umidade são essenciais para o ótimo desenvolvimento da cultura do mamão. São necessárias áreas com precipitação média de 1800 mm . Anualmente e a uma temperatura de 20 a 22 graus Celsius, tolera um leve frio, também deve ter calor suficiente, caso contrário os frutos não amadurecerão e se desenvolverão bem. Geralmente não crescem em áreas onde encontram baixas temperaturas, pois morreriam das plantas, pois são afetadas pelas noites frias e úmidas, os frutos são de má qualidade.
O vento a sustenta porque seu caule é muito flexível e os pecíolos e os caules das flores ficam juntos, evitando que se desfaçam.
Geralmente eu.
O mamoeiro é uma árvore que se adapta a qualquer tipo de solo desde que seja leve, fértil, macio, profundo e permeável.
Por causa dos caules e raízes moles desta planta, elas não devem ser cultivadas em solo excessivamente úmido e duro, com pouca drenagem, pois as raízes apodrecerão.
Fertilização.
Durante os primeiros meses de vida do mamoeiro devem ser fornecidos aproximadamente 700 gramas de sulfato de amônio por irrigação. O restante do crescimento da planta é fornecido com 1.000 gramas por ano no plantio da hortaliça, 400 a 500 gramas por pé de sulfato de potássio.
Portanto, para cada planta, em intervalos de duas semanas durante os primeiros seis meses , utiliza-se 0,1 kg de fertilizante e depois 0,2 kg de fertilizante.
Irrigação
É importante na colheita do mamão que os métodos mais utilizados e adequados sejam os microaspersores e gotejadores, porém são menos favoráveis para esta cultura. Em geral, alguns pesquisadores afirmam que bebemos até 25 litros de água por dia, mas isso depende de muitos fatores. Portanto, o melhor é que um profissional determine as folhas e a frequência de rega para melhor aproveitamento da água.
Na falta de certas informações, a irrigação por gravidade pode ser realizada duas vezes por semana, a água deve ser levada o mais próximo possível da zona de gotejamento, pois é aqui que se encontra a concentração máxima de raízes absorventes.
Expiração
É conhecido porque os frutos começam a amolecer e perder a cor verde. Já vemos 4 ou 5 dias após a colheita e os frutos estão amarelando.
Pragas e doenças do mamão.
As pragas são muito prejudiciais à produção do mamão, danificando caules, folhas e frutos e, às vezes, transmitindo doenças graves que podem destruir as plantações.
Qualquer organismo vivo que possa causar danos ou interromper a produção de uma cultura é considerado uma praga.
As principais pragas do cultivo do mamão incluem pulgões, mosca branca , mosca do mamão, mamão primavera, cigarra e broca.
Agora que você já sabe como plantar mamão, vamos trabalhar para que você mesmo possa colher essas frutas nutritivas nos próximos meses.