O tomate é um dos ingredientes mais importantes da nossa gastronomia. Saborosos e versáteis, contêm muitas vitaminas e minerais e oferecem inúmeros benefícios à saúde.
Cultivar tomates em casa é simples e representa a forma ideal de tê-los sempre frescos e à mão. Tudo que você precisa são sementes e solo.
Para começar, é preciso escolher um tomate, que pode ser de qualquer variedade, desde que contenha uma boa quantidade de sementes.
Então você precisa cortar o tomate em rodelas com cerca de meio centímetro de espessura. A fatia central e as duas seguintes serão utilizadas.
Enquanto isso, encha uma panela com terra para as sementes e arrume as três rodelas de tomate, uma ao lado da outra, na mesma distância.
Cubra as rodelas de tomate com mais terra, criando uma cobertura de cerca de meio centímetro.
Regue abundantemente com água, de preferência da chuva, e coloque a panela num local bem ensolarado da varanda ou terraço.
Os rebentos devem começar a formar-se após os primeiros 5-6 dias. Após duas semanas, as plantas mais fracas podem ser removidas e as demais transplantadas para seus vasos permanentes.