Vivemos em uma sociedade onde nosso interesse em cuidar do nosso corpo e da nossa saúde cresce a cada dia e consumimos alimentos mais saudáveis, com menos gordura e geralmente menos processados. mas… O que é saudável? Vamos aos supermercados e ficamos bastante impressionados com os alimentos em que aparecem as palavras light, sem adição de açúcares e sobretudo provenientes da agricultura biológica. Nós confiamos? Com tantos rumores que ouvimos constantemente sobre a origem das frutas ou vegetais orgânicos , é claro que em alguns casos eles gritam conosco hoje você aprenderá passo a passo.
Passo 1: Compre sementes certificadas.
Primeiro compre sementes certificadas ou mesmo leve alguns dos seus tomates (para estes aconselhamos não lavar as sementes , mas simplesmente secá-las um pouco com papel absorvente e plantá-las diretamente.
Passo 2: Prepare uma planta ou vaso.
Prepare um canteiro ou use recipientes recicláveis, como caixas de ovos, potes de plástico limpos ou garrafas cortadas ao meio.
Apenas certifique-se de que estejam limpos e tenham orifícios para drenagem.
Etapa 3: Compre um substrato de qualidade.
Compre um substrato de boa qualidade , pergunte sobre suas propriedades e avalie suas opções.
Passo 4: Coloque duas sementes em cada recipiente ou vaso.
Coloque pelo menos duas sementes em cada recipiente, não deve plantar muito fundo (um centímetro de profundidade é mais que suficiente).
Passo 5: Hidrate levemente o substrato.
Umedeça levemente o substrato (não afogue a planta) e cubra o recipiente com filme plástico para que a umidade não escape muito rapidamente.
Você encontrará então um local adequado em sua casa onde poderá verificá-lo com frequência (não é necessário acender muita luz neste momento). Certifique-se de que o substrato permaneça úmido.
Etapa 6: Cerca de 8 a 10 dias para ver as primeiras fotos.
Após cerca de 8 a 10 dias você pode começar a ver os brotos. Neste ponto é aconselhável colocar as plantas em local bem iluminado (cuidado com as correntes de ar frio) ou utilizar lâmpadas próximas (cerca de 5-10 cm)
Quando as duas sementes que você encontrou inicialmente eclodirem, observe qual delas é mais forte e corte a outra (um pouco cruel, mas necessário!).
Etapa 7: Garanta um fluxo de água constante e moderado.
Deixe a água escorrer moderadamente (não se afogue, mas não deixe o suporte secar). A irrigação por gotejamento é uma das melhores maneiras de regar o tomateiro.
A gota consegue drenar água suficiente para as raízes sem inundá-las. Também podemos economizar muita água.
Etapa 8: após 6-8 semanas.
Depois de 6 ou 8 semanas e quando o tempo frio passar (ou se você mora em um clima tropical, só espero que suas plantas tenham um bom tamanho), você pode colocá-las onde elas crescerão.
Você não precisa transplantar ainda, mas precisa se acostumar com seu novo espaço. Pode ser iniciado em horas de sol durante 2 ou 3 horas por dia.
Etapa 9: Chega de frio.
O frio passou! Suas plantas já estão com um bom tamanho e depois de oito semanas você pode transplantá-las para o local definitivo.
Etapa 10: limpe o chão.
Limpe o solo de ervas. Se você possui uma enxada motorizada, o ideal é arar bem o solo para que fique solto e bem drenado.
Passo 11: Realize o enxerto.
Adicione composto ou um bom substrato à plantadeira. Certifique-se de umedecer (não regar) o buraco e inserir as plantas que tiver. Cubra cuidadosamente até que apenas o caule fique visível.
Passo 12: Finalmente palha + muita água + sol.
Para finalizar e ver como crescem nossos tomateiros, vamos fazer uma cobertura de palha no chão. Isso impedirá muito o crescimento destasas.
Etapa 13: gotejamento diário.
Idealmente, duas vezes por dia, cerca de 20 a 30 minutos, se você tiver um cronômetro. Caso contrário, apenas cerca de 40 minutos.
A rega depende muito da temperatura ambiente e de como você vê os tomates. Se as folhas caírem, aumente o fluxo diário de água. É altamente recomendável não inundar o solo durante a rega e não molhar as folhas. Certifique-se de que eles recebam bastante luz todos os dias.
Em geral, os tomates são plantas ideais para crescer em uma horta urbana.
A razão é que se você tiver espaço, sol várias horas por dia e alguns vasos, poderá encher seu jardim com tomates de todos os tipos. Você não precisa de muito mais.