Cremoso, delicado e com nozes, o abacate é realmente maravilhoso! Untuoso como uma noz e muitas vezes consumido como vegetal, é na verdade uma fruta oleosa como amêndoas, nozes, castanha de caju, etc. Rica em nutrientes, gorduras boas e sabores, esta baga grande faz bem à saúde e é muito apreciada no prato. Quem não gosta de um molho levemente picante de guacamole em uma fatia de pão crocante com uma taça de vinho? Mas o abacateiro que nos dá esta delícia tem os seus méritos, ainda que apenas como planta de casa. Você sabe como cultivar um caroço de abacate para cultivar o seu próprio? Compartilhamos com você os passos e dicas para saber…
Como cultivar um caroço de abacate em etapas
Obviamente, o primeiro passo para cultivar um abacateiro como uma bela planta de casa é obter o caroço do abacate. Então, da próxima vez que você fizer guacamole ou fatiar um abacate para fazer uma salada, não jogue fora os caroços. Na melhor das hipóteses, tentaremos germinar várias sementes (colhidas ao longo do tempo) para otimizar as suas chances de sucesso. Claro, como desenvolver um advogado popular não é muito complexo, mas requer tempo e paciência. Aqui estão as etapas a seguir:
Remova e limpe o kernel
Comece removendo cuidadosamente a semente do abacate, cortando a fruta ao meio sem danificar a própria semente. Em seguida, limpe todos os restos de carne. Se isso for difícil, mergulhe o núcleo em água por alguns minutos antes de esfregar. Tenha cuidado para não remover a casca marrom do caroço – essa é a casca que protege a semente.
Determine o “alto” e o “baixo”
Alguns núcleos de abacate são elipsóides e pontiagudos, enquanto outros têm formato de esferas quase perfeitas. Isto pode dificultar a determinação do seu “” (de onde as raízes crescerão) e do seu “topo”. No entanto, esta etapa é essencial para o cultivo adequado do caroço do abacate. Normalmente, a extremidade ligeiramente mais afiada é a parte superior e a extremidade plana ou arredondada é a parte inferior.
Piercing de palito
Pegue três ou quatro palitos e insira-os ligeiramente inclinados para baixo na semente de abacate, espaçando-os em intervalos iguais ao redor de sua circunferência. Esses palitos representam uma espécie de andaime que permitirá colocar a metade inferior do núcleo na água enquanto mantém a ponta seca. Portanto, eles devem ser inseridos com firmeza.
Meio mergulho na água
Depois de perfurar o núcleo, tente balançá-lo sobre um copo ou jarra cheia de água. É melhor usar um recipiente transparente para monitorar o crescimento das raízes e saber quando é hora de trocar a água*. Conforme mencionado acima, a parte inferior da semente deve estar molhada, enquanto a parte superior deve estar seca. Coloque sua jarra de vidro no parapeito interno de uma janela ensolarada.
* Você deve trocar a água regularmente para evitar o crescimento de mofo, bactérias e fungos que podem prejudicar sua delicada muda. Você não precisa fazer isso todos os dias, mas a cada cinco dias ou uma semana ou mais.
Espere a semente brotar
Francamente, o próximo passo da nossa ficha “Como cultivar uma semente de abacate” é o mais simples e ao mesmo tempo mais difícil: basta esperar (enquanto troca a água). Muitos guias dizem que a germinação leva de duas a quatro semanas, mas, em nossa experiência, o processo geralmente leva até oito semanas ou mais. Então seja paciente e é isso que você verá:
– a parte superior do caroço do abacate irá secar e rachar – a casca marrom externa irá descascar – a rachadura se estenderá até a parte inferior do caroço, onde uma pequena raiz principal se formará **
– a raiz ficará
cada vez mais longa e poderá ramificar-se à medida que um pequeno rebento aparece no topo do caroço do abacate
**Mantenha a raiz sempre submersa e nunca deixe secar
Parabéns: agora você sabe como cultivar caroço de abacate! Mas quando é a hora de transferir a planta jovem para um vaso? Quando o caule atingir cerca de 15cm, corte-o ao meio, o que promoverá um novo crescimento. Quando voltar a atingir 15 cm, replante-a em solo rico em húmus em um vaso de 25 cm de diâmetro, deixando a parte superior da semente exposta.
Como cuidar do seu abacateiro em vaso?
Tendo aprendido como aumentar um grupo de advogados, quais são os passos certos para cuidar deles? Coloque seu jovem abacateiro no parapeito de uma janela cheio de luz solar, pois essas plantas requerem muita luz e calor. Então, quanto mais sol, melhor. Regue regularmente para manter o solo úmido, mas não encharcado. Pare de regar e deixe o solo secar se notar folhas amareladas (o que indica rega excessiva).
Quando o seu abacateiro atingir cerca de 30 cm de altura, arranque as duas folhas superiores. Isso incentivará a planta a desenvolver brotos laterais e mais folhas, tornando-a lindamente espessa. Faça o mesmo para cada 15 centímetros de novo crescimento.
Veja como cultivar caroço de abacate em casa!