A fruta mais característica do inverno é certamente a laranja, com seus diferentes tons de cores quentes e seu aroma intenso e inconfundível. Nos últimos anos, o costume de decorar a árvore natalina com cascas e rodelas de laranja secas também voltou à moda, aliando tradição e reciclagem criativa. Geralmente a laranjeira é cultivada por meio de estacas e enxertos: a planta começa a frutificar vários anos após a semeadura, mas quando se prova uma laranja particularmente doce e aromática é difícil resistir à tentação de extrair a semente e plantá-la. Aqui estão algumas dicas para plantar uma laranjeira a partir de sementes.
Extraia a semente de laranja
Em primeiro lugar, selecione uma laranja cujo sabor lhe agrade particularmente: a fruta que você obtiver, de fato, se cultivada corretamente, terá um sabor semelhante ao da original. Corte a laranja ao meio com uma faca e extraia as sementes, selecionando as que parecerem maiores e “mais saudáveis”. As sementes de laranja são bastante tenazes: para garantir a sua germinação é necessário tomar alguns cuidados preliminares. Em primeiro lugar, os caroços da laranja devem ser lavados e enxaguados com água e sabão, para eliminar quaisquer resíduos de polpa que possam mofar e deteriorar-se com o tempo. Após a lavagem é aconselhável deixar as sementes de laranja de molho em água limpa por vinte e quatro horas: isso ajudará a amolecer a parte externa da semente. Com uma faca afiada, corte a casca da semente da laranja começando pela parte mais fina e retire-a. Isso facilitará a germinação.
Plante a semente de laranja
Para que as sementes de laranja germinem, primeiro devem ser colocadas em uma caixa plástica forrada com papel absorvente previamente umedecido. A caixa deve ser fechada e guardada em local à sombra até que as sementes comecem a germinar, após cerca de dez dias. As sementes que não germinaram podem ser descartadas neste momento.
Para a laranjeira está na moda usar um vaso de terracota para encher com uma camada de pedrinhas e depois com terra misturada com areia e cascalho. Para obter um pH ácido do solo, favorecido pelas frutas cítricas , pode-se adicionar borra de café.
Neste ponto a semente da laranja está pronta para ser plantada no solo, com cerca de dois ou três centímetros de profundidade.
Cuide da laranjeira
A laranjeira cresce em zonas de clima temperado e quente e não tolera as duras temperaturas do inverno, por isso vale a pena considerar a possibilidade de manter a planta dentro de casa até a chegada do verão. Em qualquer caso, coloque a laranjeira em local ensolarado. O solo da laranjeira deve estar húmido mas não excessivamente: principalmente no inverno, espere até que o solo esteja quase seco antes de regar, para evitar a estagnação da água que pode comprometer a sua saúde. A laranjeira necessita de muitos nutrientes: por isso é uma boa ideia usar regularmente composto ou fertilizantes orgânicos ricos em nitrogênio, fósforo e potássio.
As laranjeiras cultivadas em vasos geralmente não necessitam de poda: se for necessário desbastar a folhagem, é melhor esperar até os primeiros meses do verão e proceder a cada dois anos.
laranja na cozinha
A laranja é adequada como ingrediente em muitas receitas, tanto doces como salgadas: desde a famosa e surpreendente salada de laranja e erva-doce da tradição mediterrânica, à criação de compotas e marmeladas para bolos e biscoitos, à confeitaria de cascas. Seu sabor agridoce dá ao mesmo tempo um toque de originalidade a cada prato. Muitos têm o bom hábito de tomar suco de laranja fresco pela manhã: por que não tentar dar um pouco mais de exotismo? Basta inserir no liquidificador algumas laranjas, previamente descascadas e retiradas dos filamentos mais resistentes. Antes da ativação, adicione fatias de raiz de gengibre fresco e açafrão nas quantidades desejadas, fresco ou em pó, possivelmente açúcar e um pouco de água para afinar o sabor. Depois de bater, passe o suco por uma peneira para retirar as sementes. Graças à adição de especiarias, o seu suco terá obtido um sabor original e uma cor ainda mais viva!