A oliveira é uma planta mediterrânica, que cresce muito bem sob o sol escaldante o que permite que os seus frutos amadureçam rapidamente e dêem um azeite fantástico, facilmente reconhecível com um sabor delicado e precioso.
O azeite é o ouro amarelo da cozinha, nenhum prato pode ser preparado sem este ingrediente fantástico. Produzi-lo diretamente em casa não é apenas uma forma de economizar muito dinheiro, mas também uma grande satisfação.
Se quiser experimentar cultivar uma oliveira em casa é preciso primeiro saber como e o que fazer porque ainda é uma vida que é preciso saber cuidar.
Olivier, como cultivar bem?
A oliveira cresce bem em regiões de clima ameno, mas no inverno as temperaturas não devem cair abaixo de zero, caso contrário a planta morre. Cuidado e muita paciência são os principais ingredientes que permitem alcançar bons resultados.
Seguindo algumas orientações muito simples, você pode cultivar lindas plantas primeiro em vasos e depois na horta de sua casa. A primeira coisa a fazer é escolher a árvore que pretende cultivar porque não existe apenas uma variedade de oliveira, existem vários tipos de plantas espalhadas pelo mundo à sua escolha.
Alguns parecem semelhantes, enquanto outros apresentam pequenas diferenças relacionadas ao sabor ou cor da fruta. As técnicas de cultivo e os tempos de maturação dos frutos variam dependendo do tipo de planta.
Na Apúlia existem, por exemplo, a Bella di Cerignola, a Cellina Barese, a Cima di Bitonto, embora sejam todas encontradas na mesma região, visto que o clima é ligeiramente diferente de uma região para outra, cada uma destas plantas pode dar completamente resultados diferentes.
Por isso é aconselhável fazer uma pequena pesquisa para saber qual a oliveira mais adequada para a zona onde vive, para não cometer erros, para não gastar muito dinheiro, tempo e paciência em algo que pode não dar você o que você quer.
Como semear a oliveira a partir dos seus frutos
Posteriormente, o fruto é destacado da árvore e as azeitonas são colocadas num balde, a polpa é quebrada para destacá-la do caroço, as azeitonas são deixadas a macerar, mexendo de vez em quando a água porque desta forma a separação do nas azeitonas ocorre a polpa ocorre mais rapidamente.
Em seguida, as pedras são coletadas e a pele que fica na superfície é removida. Em seguida, enxágue a pedra com água quente por alguns minutos, caso contrário é aconselhável usar lixa. Neste ponto é cortada a ponta da pedra, que é pontiaguda de um lado e romba do outro.
A parte chanfrada deve ser limpa com faca. A casca não deve ser quebrada, caso contrário a semente pode ficar inutilizável. As avelãs são imersas em água em temperatura ambiente por 24 horas, depois um vaso é preenchido com terra. Você pode usar uma panela grande ou pequena dependendo do que tiver.
As sementes são plantadas delicadamente dentro do solo, certificando-se de que fiquem três quartos cobertas e não mais porque o sol deve ter livre acesso, isso é importante porque os raios estimulam a germinação. Neste momento os vasos são cobertos com um saco plástico, recriando uma espécie de estufa, e colocados no parapeito da janela.
Germinação e transplante de mudas
A germinação ocorre dentro de um mês. É preciso lembrar de regar o solo mantendo a umidade constante, se o solo secar a planta morre, por isso é aconselhável verificar antes de despejar a água. Você pode nem precisar disso. Se os primeiros 6 mm estiverem secos, dê água, caso contrário não. Quantidades excessivas de água podem causar crescimento bacteriano que destrói a muda.
Depois de germinada, retire o saco, deixe a planta livre e continue regando normalmente. Quando chegar a hora, ou seja, quando a oliveira tiver crescido 18 cm, poderá ser transplantada possivelmente no outono. Depois de plantada, a árvore é regada normalmente e depois é acompanhado seu crescimento.
Depois de alguns anos você poderá colher lindas azeitonas. Há árvores que dão frutos depois de três anos, enquanto outras precisam de pelo menos 7/12 anos.