Se você pensar bem, limpar moedas sujas não é todo dia (elas tiveram que ser colocadas). No entanto, alguns colecionadores de moedas antigas desejam proteger suas moedas da oxidação. Estas peças são tesouros preciosos e únicos, por isso é aconselhável cuidar delas, mas… sem danificá-las. Nós dizemos a você como fazer isso.
Você tem moedas antigas e deseja mantê-las em boas condições… Com o tempo elas ficam manchadas e podem ser danificadas. Acham que é necessária uma limpeza para lhes dar uma segunda vida… Sim, mas com moderação. Para que ? Porque algumas peças manchadas e desgastadas são cobiçadas pelos colecionadores. Limpeza excessiva ou insuficiente pode, portanto, causar arranhões. Resultado: elas perdem valor… Se você quer limpar suas moedas com segurança, siga o guia!
Como reconhecer uma moeda antiga oxidada?
Moedas de colecionador são moedas raras e com o tempo serão revestidas com uma camada de óxido, sujeira superficial ou até mesmo marcha verde. Esta cor verde na superfície das moedas é muito popular entre os colecionadores e ainda aumenta o seu valor numismático. A pátina protege assim as peças raras, ao contrário da ferrugem que danifica o metal.
Leia também: Como guardo corretamente minhas roupas sazonais? dicas e conselhos
Então, sim, você deseja limpar suas moedas antigas, mas esteja ciente de que os numismatas não estão necessariamente interessados em moedas que foram limpas demais. É importante saber… Mas se quiser fazê-lo, algumas medidas devem ser consideradas:
- Você deve respeitar a composição do seu quarto;
- A pátina está sólida ou está desmoronando?
- Se a pátina não durar, recomenda-se interromper a limpeza, caso contrário corre-se o risco de danificar irreparavelmente a sua peça e danificar os relevos do seu desenho.
- Se você acha que a limpeza eletrolítica da sua peça é uma coisa boa, você está enganado… pare de fazer isso imediatamente, e a limpeza com coca ou álcool deve ser evitada se não danificar a pátina, que é, portanto, um certificado de autenticidade desejado para o seu item de colecionador…
Como limpar moedas antigas de maneira eficaz? Métodos caseiros para moedas de cobre, prata ou bronze
Limpar uma moeda antiga não é isento de riscos porque corre o risco de perder o seu valor. Portanto, não há razão para se esforçar demais na tarefa, colocando muita energia nela até sentir falta de ar. Conforme explicado no site mercier-art.com, mostramos como limpar suas peças raras graças a algumas dicas eficazes da avó… Mas com cuidado.
O método de limpeza com vinagre branco para fazer brilhar uma peça oxidada
Para utilizar a técnica de limpeza com vinagre branco, suas peças não devem conter pátina, pois este produto pode removê-la. Em resumo: use-o para peças mais novas. Você foi avisado!
Nós precisamos:
- Uma tigela rasa de plástico
- vinagre de vinho branco
Nossas dicas:
- Despeje 1 copo de vinagre branco e 1 copo de água em uma tigela;
- Colocamos as moedas no recipiente. Certifique-se de que as peças estejam completamente cobertas com a solução. Dica: Posicione as peças sem contato direto entre elas.
- Deixe as peças de molho na banheira por cerca de 30 minutos.
- enxaguar com água;
O método do bicarbonato de sódio: um produto eficaz para limpar moedas antigas
Alternativamente, também é possível limpar moedas de prata ou latão com o poder do bicarbonato de sódio:
- Fazemos uma pasta com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de água;
- Aplique na peça e esfregue suavemente com os dedos
- Enxaguamos com água e aqui vai uma limpeza suave para preservar a beleza das suas peças…
O método detergente
Quer mais dicas? Sugerimos que você tente uma maneira diferente desta vez:
- Enchemos um recipiente plástico com água (até 1 polegada para submergir as peças).
- Adicionamos uma colher de chá de detergente para a loiça e depois colocamos as moedas dentro
- Esfregue-os suavemente com os dedos
- Basta enxaguar e secar. É isso!
Novamente, o método é adequado para moedas de prata, cobre, bronze, latão e até ouro.
Como você remove o verdete de uma moeda antiga?
Como vemos frequentemente, as partes antigas podem ser cobertas com algum tipo de camada acinzentada e esverdeada. Às vezes a peça é até inidentificável. Então, o que pode ser feito antes desse depósito chamado “verdete”? À primeira vista, a tarefa parece tediosa devido ao seu esforço, mas mais uma vez, o método importa. Mais uma vez, conte com o truque do bicarbonato de sódio, mas com um toque que faz toda a diferença: água quente.
- Preparamos uma pequena bacia ou outro recipiente e depois colocamos água quente nela
- Adicione o fermento e mexa
- As peças ficam imersas no recipiente
- Deixe agir por alguns minutos. 10 deve ser suficiente
- Esfregue suavemente com os dedos ou com um cotonete sem pressionar
- Basta enxaguar e secar!
Atenção ! Por outro lado, se quiser vender a moeda a um colecionador e o verdete não esconder a gravura, o país de emissão ou a data de cunhagem da moeda, é melhor não limpá- la . Do jeito que está, podemos decodificá-lo perfeitamente e estaremos mais interessados em sua versão “natural”.
E as moedas de ouro?
As moedas de ouro não representam um desafio na hora de limpar, pois costumam ser bastante fáceis de manusear. Para fazer isso:
Leia também: Como medir e saber o tamanho do seu anel em casa?
- Prepare uma bacia com água quente e sabão à base de sabão de Marselha.
- Com os dedos limpamos as superfícies da moeda de ouro;
- Basta enxaguar e secar.
Sempre enfatizaremos que sua moeda antiga precisa ser limpa de acordo com o metal de que é feita. Porém, evite limpar suas moedas para preservar sua autenticidade e valor. Um numismata sempre aprecia a pátina que os cobre… Você só será um vencedor! Portanto, pense bem antes de mergulhar suas peças em um limpador…
Leia também: Óculos sujos ou arranhados? Truques simples para mantê-los com aparência de novos