Como limpar seus óculos e deixá-los mais brilhantes?

Quando lavados à mão ou na máquina de lavar louça, os objetos de vidro perdem facilmente o brilho. Renová-los não é tarefa fácil, principalmente quando ostentam um véu branco e não são mais translúcidos. Além disso, em uma mesa de jantar, essas manchas teimosas fazem com que pareçam insípidas e sem graça. Aqui está uma técnica para limpá-los e fazê-los brilhar como no primeiro dia!

Copos, tigelas, jarras… Estes objetos de vidro estão sujeitos aos perigos do calcário e tornam-se opacos com o tempo. Requerem uma manutenção especial e muitas vezes a utilização da máquina de lavar loiça não parece ser a solução ideal para devolver o brilho.

Como limpar e polir objetos de vidro?

Existem vários truques para restaurar o brilho e o brilho dos seus copos. Mas uma técnica em particular permite alcançar esse resultado sem usar a máquina de lavar louça.

  • Limpe o vidro com uma mistura de vinagre, bicarbonato de sódio e detergente
limpando produtos
logotipo do Pinterest

Produtos utilizados para limpeza – Fonte: spm

Nada como vinagre e bicarbonato de sódio para devolver o brilho aos objetos e superfícies da sua casa. Esta solução pode fazer maravilhas em itens de vidro e cristal. Com a ação desincrustante do vinagre branco de um lado e a ação tira manchas do bicarbonato do outro, obterá vidros limpos e brilhantes.  Basta misturar esses ingredientes em uma bacia com água quente, respeitando as seguintes doses:

  • 500 ml de vinagre branco
  • Uma xícara de bicarbonato de sódio
  • 3 colheres de sopa de detergente líquido

Mergulhe seus copos na solução. Deixe agir por 5 minutos antes de enxaguar e secar sem esfregar. Ao fazer isso eles brilharão com mil luzes!

Outras dicas brilhantes para dar uma segunda vida aos objetos de vidro

Assim como o bicarbonato de sódio e o vinagre branco, é possível remover quaisquer vestígios persistentes de calcário em objetos de vidro adotando outros métodos igualmente simples e eficazes. Você vai gostar de reaproveitar suas taças de vinho ou champanhe sem graça e negligenciadas no fundo do armário.

  • Limpeza de vidros com vapor
água fervente a vapor
logotipo do Pinterest

Vapor saindo de uma panela com água fervente – Fonte: spm

Esta é sem dúvida a solução mais barata para devolver o brilho às janelas embaciadas. Antes de começar, ferva uma panela grande com água e calce um par de luvas para proteger as mãos. Em seguida, deslize cada copo sobre a panela até que fique cheio de névoa. Com um pano macio, limpe suavemente a louça, tendo o cuidado de limpar todas as áreas.

  • Remova pequenos arranhões no vidro com pasta de dente

Devido ao atrito sofrido durante a lavagem, não é incomum ver alguns pequenos arranhões em vidros ou outros objetos semelhantes. Felizmente, existe um truque para reduzi-los simplesmente usando pasta de dente. Na verdade,   este produto, que visa manter os dentes saudáveis, também pode devolver o brilho aos seus óculos.  Para isso, esfregue suavemente o produto com uma escova de dentes usada e depois enxágue com água morna.

  • Polir os copos com suco de limão e sal
mistura de limão e sal
logotipo do Pinterest

Mistura de sal e limão – Fonte: spm

Esta segunda solução é ideal para remover vestígios de calcário em objetos de vidro. Basta borrifar suco de limão diretamente sobre os copos e polvilhar as diversas superfícies com sal fino. Em seguida, esfregue com as mãos, depois enxágue com água morna e deixe secar. Outro método é usar um pano macio embebido nessa mistura e passá-lo sobre os diversos utensílios de vidro.

  • Limpe os copos com as batatas

Para os seus copos de cristal, nada como uma batata para deixá-los com cara de novos. Corte o vegetal ao meio e esfregue o copo por dentro e por fora.  Existe outra maneira de proceder: coloque as cascas de batata em um recipiente com água. Mergulhe os objetos nele e deixe por vários dias. O resultado é garantido!

Experimente estes ingredientes naturais sem mais delongas para fazer seus copos brilharem. Produtos de limpeza químicos, como alvejantes, também podem ser eficazes. No entanto, só podem ser utilizados em acessórios de uso não culinário.

Navegação de artigos