A máquina de lavar é um dos eletrodomésticos mais úteis para as nossas tarefas domésticas, principalmente para lavar cobertores e colchas mais pesados. Porém, a cada lavagem, acumulam-se resíduos de sujeira que podem danificar as roupas e comprometer o funcionamento da máquina de lavar.
A limpeza e manutenção adequadas são essenciais para prolongar a vida útil da sua máquina de lavar. Durante a limpeza, a sujeira e os resíduos de detergente são removidos, criando uma fina película que retém bactérias e cria um ambiente ideal para o desenvolvimento de maus odores. As bactérias e mofo que crescem no filtro e na proteção da sua máquina de lavar podem resistir ao calor e aos detergentes fortes e acabar bloqueando os mecanismos internos da sua máquina de lavar ou grudar nas roupas, danificando-as.
Limpando a máquina de lavar com vinagre branco
O vinagre branco desinfeta completamente e sua acidez ajuda a remover resíduos de sujeira. Também elimina odores de toda a máquina de lavar. Encha a máquina de lavar com água quente, adicione 750 ml de vinagre branco e faça uma lavagem curta. No final do programa de lavagem, adicione 150 gramas de fermento em pó e inicie um novo ciclo. Ao terminar, deixe a porta da máquina de lavar aberta para secar completamente. Repita o procedimento uma vez por mês.
Limpe a junta com limão e água oxigenada
Uma das partes da máquina de lavar mais sujeitas a mofo e odores é a vedação de borracha devido à alta umidade. Usando luvas, coloque 100 ml de suco de limão, 250 ml de água oxigenada e 3 litros de água em um recipiente e misture bem.
Aplique o desinfetante ecológico recém-preparado com uma esponja e esfregue bem, removendo todos os resíduos e sujeiras. Por fim, seque bem.