De olho na previsão do tempo e com a mão no radiador, o tormento destes meses frios é como manter o aquecimento em casa e dizer adeus aos radiadores e às contas altas.
À medida que o inverno mostra o seu lado mais frio, os italianos só têm uma coisa em mente: poupar energia. Para isso, pensar em como isolar sua casa é uma ótima ideia.
Como manter o calor em sua casa
Depois de atingir a temperatura ideal, o próximo passo é manter o calor em sua casa. Infelizmente, existem muitas rotas de fuga de calor, janelas que não fecham corretamente, correntes de ar nas portas e venezianas, princípios de construção inadequados e má exposição da casa.
Para conservar o calor e economizar dinheiro é preciso pensar em como isolar a sua casa, mas antes de realizar qualquer tipo de trabalho é aconselhável planejar tudo e ao mesmo tempo evitar cometer erros .
Erros a evitar ao isolar sua casa
O inverno sempre nos faz pensar em como nos manter aquecidos sem que as contas de gás e luz nos coloquem na rua.
Isolar a sua casa para beneficiar de uma temperatura uniforme e agradável que lhe permite poupar no aquecimento reduzindo o consumo de energia é uma realidade tangível.
Uma maneira é fazer você mesmo o trabalho de isolamento, tomando cuidado para não cometer certos erros.
Isole as paredes da casa
A escolha do isolamento térmico é fundamental, pois é este último que evita que o frio penetre no interior da sua casa.
Para este efeito podemos distinguir diferentes tipos de isolantes, desde lã de vidro ou rocha, até isolantes naturais em madeira ou fibra de linho, etc., incluindo vernizes isolantes.
Para escolher o material isolante adequado , não hesite em confiar na sua resistência térmica . Este último também deve ser compatível com os materiais com que foram feitas as suas paredes. Se necessário, é melhor consultar um profissional qualificado.
Isole o lugar errado
Além de escolher um isolamento de altíssimo desempenho, você precisa pensar em colocá-lo no lugar certo para maximizar seu isolamento.
Um diagnóstico térmico permite identificar rapidamente quaisquer problemas de isolamento. O sótão e a cobertura são as duas zonas da casa com maiores perdas de calor.
Tratá-los primeiro reduz eficazmente o consumo de energia, o que se refletirá nas suas contas de aquecimento.
Depois de isolado o telhado, pode-se passar para as paredes, divisórias, portas, janelas e por último os pisos.
espessura do isolamento
Este é um dos critérios mais importantes a ter em conta, especialmente quando se considera o isolamento de paredes pelo interior. A espessura, de facto, afecta e influencia directamente a qualidade do isolamento térmico que será criado.