Como plantar orquídeas em vasos passo a passo

As orquídeas estão entre as flores mais bonitas e populares. Existem mais de 25.000 variedades, todas de diferentes formatos e cores. Nativas das florestas tropicais, as orquídeas são hoje comercializadas em todo o mundo e são flores de presente muito apreciadas.

A maioria das orquídeas são plantas epífitas. Isso significa que são espécies que vivem em seu habitat natural agarrando-se a árvores ou rochas, em vez de serem enterradas como quase todas as outras plantas.

Portanto, se você cultivar sua orquídea em um vaso com terra para vasos, há grandes chances de que suas raízes apodreçam, pois precisam de aeração.

É por isso que escolher os vasos certos para orquídeas é essencial. Para orquídeas precisamos de vasos pequenos, que podem ser dos seguintes tipos:

Vasos de plástico transparentes: são os mais indicados para orquídeas cujas raízes avisam na hora de regar a planta. Ficar de olho no sistema radicular é essencial para sua sobrevivência, especialmente se forem mantidos dentro de casa.
Vasos de tela de arame: permitem uma melhor respiração das raízes e são projetados para serem facilmente pendurados no alto, o que é particularmente útil por razões estéticas, mas também para colocar a planta em áreas bem iluminadas.
Vasos de madeira: São feitos de uma madeira especial que não apodrece. Seu desenho inclui pequenos orifícios que melhoram a respiração e a drenagem das raízes. É aconselhável cobrir as paredes internas do vaso com musgo antes de adicionar o substrato.
Escolher o substrato certo também é fundamental para plantar orquídeas em vasos e fazer com que durem muito.

Existem três tipos principais de substrato para orquídea, que variam dependendo do tipo de orquídea e todos têm em comum a falta de solo.

Os substratos mais adequados são uma mistura de permissão, carvão e casca de coco ou abeto. Abaixo listamos os principais tipos de substrato para orquídeas.

Mistura Grossa: Este substrato é particularmente adequado para orquídeas Cymbidium e outras espécies maiores.
Médio misto: recomendado para espécies de Cattleya e Phalaenopsis.
Mistura fina: recomendada para Oncidium, Paphiopedilum e todas as outras orquídeas que necessitam de mais umidade devido às suas raízes pequenas.
Agora que você já sabe como escolher o vaso e o substrato para suas orquídeas, experimente cultivá-las desde já, para que cresçam mais rápido e durem mais.

Navegação de artigos