Olá amigos amantes de plantas, desta vez vamos conversar e aprender passo a passo como preparar adubo orgânico em casa . Ao serem capazes de crescer, as plantas crescem muito mais rápido e mais saudáveis, pois recebem melhores nutrientes. Quanto mais orgânico for o fertilizante e menos componentes químicos ele contiver, melhor será para fertilizar o solo que queremos cultivar. Hoje na agrovet77 ensinamos como fazer um excelente composto natural reciclando alguns resíduos orgânicos que jogamos fora em casa, como folhas, frutas, legumes, café, cascas de ovo ou esterco. Aqui oferecemos este método caseiro e econômico para produzir seu próprio fertilizante orgânico.
Passos para preparar fertilizante orgânico:
Primeira etapa.
Colete resíduos orgânicos de latas de lixo. Lembramos que para a produção de fertilizante natural, além de resíduos (excrementos, frutas, legumes, etc.), também podemos utilizar resíduos de jardim como ervas, plantas ou folhas. Recomenda-se não incorporar resíduos animais, bem como óleos, laticínios, plantas doentes ou produtos químicos como pesticidas ou herbicidas.
Segundo passo.
Escolha um local no jardim e faça um buraco no chão. Este poço deve ser profundo e ter cerca de 50 cm de diâmetro . Outro método muito comum é usar um recipiente descoberto e com furos na superfície.
Terceiro passo.
Coloque os materiais orgânicos no buraco e cubra-os com terra. Todos os dias você pode trabalhar em um pequeno pedaço de terra.
Cubra a parte superior do buraco com pano , chapa metálica ou tela de arame. Isso evita que a água da chuva penetre e inunde.
Quarta etapa.
Ventile o aterro uma vez por semana. Você pode usar um ancinho e mover os detritos de fora para dentro. Com este método você evita compactar os resíduos.
Verifique se os materiais se decompõem adequadamente. Lembre-se de que o composto precisa da quantidade certa de umidade. Para ver se está se decompondo bem, verifique se a pilha lembra uma esponja úmida.
Se você começar a preparar o fertilizante natural no verão , levará apenas dois ou três meses para que fique pronto. Se você fizer isso no inverno, terá seu fertilizante em cinco meses. Você sabe que o composto está pronto quando não consegue mais distinguir os resíduos originais. O composto é marrom escuro e deve cheirar a terra úmida.
Após esse tempo, você já pode incorporar o adubo natural em suas plantas, que ficarão mais saudáveis e fortes.
Siga estes passos simples e descubra como fazer composto natural em casa facilmente.
Anote essas dicas
- Evite o excesso de umidade. Isso pode fazer com que a pilha de compostagem cheire mal. Com baixa umidade, o resíduo aquece e não se decompõe adequadamente. Neste caso, recomenda-se regar o fertilizante em climas muito quentes ou secos. Evite poças de água, apenas umedeça um pouco.
- O fertilizante natural deve ter cheiro de terra. Caso contrário, ventile com mais frequência e incorpore mais resíduos orgânicos, como folhas secas.
Obrigado por prestar atenção ao nosso artigo, temos certeza que o preparo dos fertilizantes orgânicos será um sucesso e suas plantas vão agradecer.