A propagação de orquídeas a partir de caules de flores é um processo relativamente simples, mas requer paciência e cuidado.
Existem passos a seguir, como escolher um galho saudável, verde e vigoroso.
Orquídeas como uma ideia elegante para presente
Oferecer orquídeas é um gesto elegante e refinado que pode comunicar muitos sentimentos diferentes. As orquídeas são valorizadas por sua beleza e durabilidade, o que as torna um presente perfeito para muitas ocasiões, incluindo aniversários e feriados.
As orquídeas podem simbolizar diferentes significados dependendo da cor e do tipo de orquídea escolhida. Por exemplo, as orquídeas rosa podem simbolizar amor e gratidão, enquanto as orquídeas brancas podem representar inocência e pureza. As orquídeas amarelas podem estar associadas à felicidade e prosperidade.
Orquídea Branca
Além disso, as orquídeas são uma opção de presente muito versátil, adequada tanto para mulheres quanto para homens. Com sua beleza atemporal, as orquídeas podem ser um presente adequado para diversas ocasiões, desde celebrações formais até ocasiões mais casuais.
Eles são uma escolha de presente ecológica e sustentável. Ao contrário de muitas flores de corte, as orquídeas podem durar muito tempo se forem bem cuidadas e podem ser cultivadas por muitos anos. Isso os torna um presente duradouro que pode ser guardado por muito tempo.
Como propagar orquídeas
Lembre-se de que cada orquídea é diferente e pode exigir cuidados ligeiramente diferentes. Portanto, é necessário ficar de olho na planta durante todo o processo de propagação e adaptar os cuidados às suas necessidades específicas.
Se quisermos propagar orquídeas a partir dos ramos florais de nossas plantas, podemos fazê-lo utilizando alguns elementos, como a casca de meia batata. Esta é uma das excelentes substâncias orgânicas para ajudar os rebentos a crescerem muito rapidamente.
Casca de batata
Para isso devemos colocar a casca no liquidificador com 200 ml de água, depois filtrar e escolher as hastes florais das plantas em crescimento, pois com este tratamento elas receberão muitos nutrientes.
Em seguida, o caule com muitos brotos pequenos é cortado transversalmente com um cortador e, em seguida, o caule é colocado em uma pequena jarra de vidro na qual é derramado suco de batata por 20 minutos. Desta forma, a planta absorverá os nutrientes necessários.
Orquídeas em vasos
Agora coloque uma colher de chá de canela em um copo e dissolva com dois dedos de água quente, filtre o líquido e adicione 0,05 litros de água. Molhe um pouco de algodão com esta solução e esfregue o caule na água com o suco da casca da batata.
Isso servirá para desinfetar bem a planta. Em seguida, ambas as extremidades são seladas com uma tira de vela. Neste ponto você usa a espuma e coloca em uma bandeja de plástico. É umedecido com água aromatizada com canela, bem espremido e colocado em uma bandeja de frutas furada.
Neste ponto você pode colocar a haste selada por cima e cobrir com filme transparente, depois fazer furos no plástico com um palito e colocar em local fresco e claro, com temperatura em torno de 25°.
No entanto, a luz solar direta deve ser evitada. Verifique o nível de umidade do solo e regue a planta regularmente.
Depois de apenas um mês veremos a planta brotar, teremos que pulverizar regularmente para manter o caule úmido na mesma posição. Após 4 meses, nossa planta ficará linda e viçosa, tanto nas folhas quanto nas raízes.
Com este método muito simples podemos propagar orquídeas a partir de galhos e podemos transferir a planta para um ambiente externo, com vaso próprio para borrifar o musgo e a planta.