Como propagar orquídeas para não precisar comprá-las novamente

As orquídeas estão sem dúvida entre as flores mais bonitas e populares. Se você pensava que florescê-los todos os anos era o melhor que você poderia esperar, provavelmente nunca tentou propagá-los e ver como os espécimes menores crescem.

Existem vários métodos de propagação de orquídeas e quase todos eles, se feitos corretamente, nos permitem propagar nossas plantas favoritas quase que perpetuamente.

As orquídeas podem ser propagadas por estacas de uma planta-mãe ou keiki. Abaixo explicamos como fazer isso.

Propagando orquídeas com keiki
O keiki é uma muda que cresce no caule de uma orquídea e nos oferece uma excelente oportunidade de propagação. A nova planta é uma réplica exata da planta mãe, pois é produzida por reprodução assexuada (sem polinizadores). Os Keiki surgem naturalmente, mas também é possível ajudar a planta a gerá-los, e explicaremos como a seguir.

Como fazer um keiki a partir de uma orquídea
Quando a orquídea terminar de florescer, precisamos cortar o caule florido logo acima do colo da planta. Destacamos levemente a área do “nó”, com muito cuidado. Desta forma, ele permanecerá em contato com o ar e poderá nascer um keiki.

Como plantar um keiki
Quando as raízes do keiki atingirem um comprimento de 4 a 5 centímetros, elas podem ser replantadas. Plante o keiki no mesmo vaso da planta mãe, para que ambas tenham as mesmas condições de cultivo e umidade.

Corte o keiki cerca de 3-5 abaixo do caule da flor e plante-o no mesmo vaso. As raízes devem estar voltadas para baixo e levemente cobertas com terra. O pedaço cortado da haste floral também deve ser enterrado. Pode ser dobrado no chão como se fosse uma âncora.

Depois de crescido, o keiki pode ser separado da planta-mãe com muito cuidado.

Como propagar orquídeas com mudas

Para cortar o caule da planta e retirar as mudas, é necessário um recipiente estanque com cerca de 8 centímetros de profundidade. Encha-o com areia ou turfa, ambos bem umedecidos.

Corte um caule a cerca de 30 centímetros da planta-mãe, usando uma faca afiada. Divida-o em várias seções de 7 cm, certificando-se de que cada corte tenha um botão dormente.

Coloque um pouco de musgo ou areia na bandeja e umedeça. Coloque as mudas na bandeja, cubra com plástico e guarde em local a 15°C, longe da luz solar direta.

Depois de algumas semanas você pode aumentar a temperatura para cerca de 24-30 graus, lembrando de borrifar água na bandeja para mantê-la constantemente úmida, mas não excessivamente.

Assim que os brotos e as raízes estiverem formados, corte a estaca com uma faca afiada.
Pegue alguns vasos pequenos para plantar as novas plantas. O ideal seria plantá-los em uma mistura de casca de árvore, terra vulcânica e musgo Spagnum bem umedecido.

Plante a orquídea com os brotos voltados para cima.

Coloque as novas orquídeas produzidas pelo alto em local claro, mas não ensolarado.
Regue regularmente, mas sem exagerar para evitar o apodrecimento da planta.
Mantenha a planta em ambiente úmido e longe de fontes diretas de calor.

Navegação de artigos