Como propagar ramos de buganvílias numa varanda ou num jardim: o método infalível

É possível propagar ramos de buganvílias? Com este método, o jardim e a varanda ficarão bonitos num instante.

É possível propagar rapidamente ramos de buganvílias para ter um jardim perfumado e colorido? Graças aos inúmeros conselhos de jardineiros experientes que se dedicam a este processo, existe toda uma série de técnicas e métodos a seguir. É claro que, se não tiver um mínimo de polegar verde e de destreza, é melhor obter ajuda passo a passo.

Propagação de ramos de buganvílias: conselhos de especialistas
Bouganvillea pertence à grande família de Nyctaginaceae . Em Itália, é um verdadeiro símbolo, tanto que embeleza os jardins e os terraços com as suas belas cores. O período máximo de floração vai do Verão ao Outono. Para os amantes das flores, esta é certamente a planta perfeita para dar um toque de luz e cor ao ambiente. Para os não iniciados, as flores são pequenas brácteas coloridas, que rodeiam as flores centrais de cor creme ou amarela.

Como a planta é uma trepadeira, é importante fornecer qualquer tipo de suporte para que se sinta confortável ao longo da estrutura pretendida. Os jardineiros experientes confirmam que é possível propagar a buganvília utilizando certas técnicas, ou seja, exclusivamente por estacas. O que é necessário para propagar esta bela planta? Uma tesoura afiada e esterilizada, uma folha de plástico transparente e um recipiente cheio de areia e turfa.

Enraizamento e propagação da planta
A estaca de buganvília só pode ser obtida a partir de plantas já desenvolvidas, já floridas e também bem desenvolvidas (sãs). Proceder a uma estaca de cerca de 15 cm de comprimento apenas de um ramo totalmente desenvolvido que se encontre sob o nó. A tesoura a utilizar deve estar desinfectada e afiada e cortar o ramo verticalmente e não de forma brusca.

Pega-se agora num recipiente fácil de carregar e transportar, num vaso de plástico grande e num tabuleiro de cultivo. O recipiente deve ser enchido até metade com areia grossa e a outra metade com musgo de turfa . Com a ajuda de um alfinete, devem ser feitos furos em todo o fundo correspondentes às estacas a cultivar. De seguida, retiram-se todas as folhas da base das estacas e, posteriormente, introduzem-se nos orifícios que foram feitos. Deve haver uma distância de 15 cm de uma estaca para a outra, compactar a terra e nebulizar. Pegue na folha de plástico acabada – transparente – e coloque o vaso num alpendre ou num local seco, fechado e luminoso, se possível. Os especialistas recomendam também a utilização de um fitoestimulante que favoreça uma formação saudável e rápida das raízes.

Também se pode comprar pó de estaca (hormonas de enraizamento) , que ajuda a estaca a desenvolver-se e a formar-se ao máximo. É claro que o solo deve estar constantemente húmido, mas a estaca não deve estar molhada. A água ideal é a água da torneira sem cal, com um período de repouso de 24 horas. O enraizamento demora cerca de um mês. Não se esqueça de retirar a condensação da cobertura de plástico todas as manhãs. Após este período, a planta pode ser transplantada para um vaso maior e para um local luminoso.