Não há nada pior do que chegar em casa depois de alguns dias ou semanas de férias merecidas e encontrar todas as plantas da varanda murchas e secas .
Infelizmente, os dias despreocupados não são os melhores para as nossas plantas: o ideal é sempre pedir a um amigo ou familiar que cuide delas na nossa ausência para não termos problemas e surpresas desagradáveis quando voltarmos.
No entanto, quando os danos estiverem feitos, teremos simplesmente de tentar por todos os meios salvar as plantas que ainda hoje não são irreparáveis. Vamos ver juntos como recuperá-los e encontrá-los novamente verdes e viçosos .
Avalie os danos
Em primeiro lugar, você terá que fazer uma escolha bastante difícil. Na verdade, é preciso avaliar quais plantas podem ser recuperadas e quais não.
Se as plantas estão com todas as folhas completamente secas, os ramos já murcharam, perderam todas as flores ( isto obviamente se aplica às plantas com flores) e até o solo , devido à má irrigação, é estéril , seco e totalmente duro , provavelmente é tarde demais.
Concentre-se em plantas que não estão com toda a folhagem murcha e que ainda apresentam algumas folhas verdes e galhos que não estão completamente murchas .
Salvar tamanho
Neste ponto é hora de prosseguir com a poda de resgate . Pegue uma tesoura , limpe-a bem antes de usá-la e remova todas as folhas e galhos secos da planta.
Não tenha medo de exagerar: infelizmente, se deixarmos folhas secas na planta , elas podem apodrecer e favorecer o desenvolvimento de infecções e doenças .
Podar com cuidado e guardar apenas as partes recuperáveis da planta.
Cheio de água
Os danos sofridos pelas suas plantas devem-se principalmente à exposição excessiva ao sol e, sobretudo, à pouco ou nenhum abastecimento de água que as plantas receberam nos dias anteriores.
Por isso é importante tentar recuperar a planta regando mais abundantemente .
Use uma bacia ou pia , encha com 5 a 6 cm de água e mergulhe o vaso da sua planta dentro dela, deixando-o ali por cerca de 20 a 30 minutos para que, pelos orifícios de drenagem, possa absorver toda a água. a água que contém. requer.
Em seguida, escorra o excesso de água antes de colocar a planta novamente no pires .
Fertilizar
Para as plantas com flores, fertilizar com um fertilizante específico ou em qualquer caso com alto teor de potássio que também pode estimular o aparecimento de novos rebentos e favorecer as flores do último verão .
Para plantas suculentas ou sem flores, adubar com um fertilizante específico, preferindo um com alto teor de nitrogênio . Esta substância irá favorecer o aparecimento de novas folhas , o desenvolvimento de novos ramos e, em geral, um maior crescimento da parte vegetativa da planta.
Para plantas que necessitam de nitrogênio, pode-se usar borra de café .
Obtenha alguns recortes
Um remédio para salvar plantas em condições mais graves , que têm poucas chances de recuperação, é tentar multiplicá-las para dar origem a uma nova planta da planta-mãe que, talvez, não sobreviva.
Em seguida, faça um corte da planta, ou seja, um galho de aproximadamente 7 a 10 cm , cortando logo abaixo de um nó , ou seja, um dos pontos a partir do qual as novas folhas se desenvolvem.
Em seguida, enterre a muda em um vaso com areia e turfa , mantendo-a úmida até que o galho desenvolva novas raízes , tornando-se uma verdadeira muda .
Se for uma planta suculenta , você pode tentar reproduzir a planta eliminando os rebentos , ou seja, aqueles pequenos brotos que tendem a crescer nas laterais da planta, e plantando-os em um vaso diferente .