Rachaduras e fendas nas paredes das casas são um problema muito comum, especialmente à medida que nossas casas começam a envelhecer. Felizmente, a maioria das rachaduras e fendas são fáceis de reparar por conta própria.
Para saber se é possível repará-los sem precisar chamar um profissional, é importante saber a diferença entre trincas, trincas e fissuras.
As quebras são pequenas, com cerca de 1 centímetro de profundidade. Geralmente não trazem problemas à estrutura da edificação, pois afetam apenas a pintura ou o gesso.
As rachaduras , porém, são um pouco mais profundas. Eles são seguros se a água da chuva ou a luz externa não os filtrarem. O problema é quando se formam perto dos pilares da casa: neste caso é preciso entrar em contato com um profissional.
As fissuras são muito mais profundas, ultrapassando os 3 centímetros de profundidade e podem esconder um problema estrutural muito mais grave, que exige uma solução profissional.
Depois de determinar se o problema pode ser resolvido sem ajuda profissional, siga as etapas detalhadas abaixo para encontrar uma solução para o problema. Você precisa:
- luvas de borracha
- Máscara de proteção
- folha de plástico
- Lixa
- Espátula lisa
- Escovar
- Reboco
Coloque o pano plástico ao redor da área de trabalho. Isso evita que o produto suje o chão e nos obrigue a limpar.
Coloque as luvas e a máscara e retire os pedaços que estão dentro da fenda.
Utilize o pincel para retirar o excesso de pó, para permitir uma melhor fixação do produto. É importante que toda a área ao redor da fissura esteja seca.
Aplique a massa aos poucos, até preencher completamente o interior da fissura.
Use a espátula para espalhar o rejunte para espalhar e alisar o máximo possível, depois espere 24-48 horas para que seque completamente.
Após o tempo pré-estabelecido, passe a lixa para alisar. Por fim, retire o excesso de poeira e aplique uma ou duas demãos de tinta da mesma cor da parede.