É possível reproduzir rosas com apenas uma batata? Com este método você poderá florescer infinitamente.
As rosas estão entre as flores mais elegantes do mundo, com seu perfume e infinidade de cores. Muitos se perguntam se é possível propagar rosas com apenas uma batata: os especialistas ensinam um método inovador e divertido, que deve ser experimentado todos os dias até que as rosas finalmente se multipliquem.
Como propagar rosas com apenas uma batata?
Viveiristas especialistas ensinam métodos fáceis de implementar, mesmo para quem não tem o clássico polegar verde. A primeira coisa a fazer para conseguir lindas rosas sem fim é cortar estacas com cerca de 20 cm de comprimento.
É importante que a planta esteja madura e já tenha florido pelo menos uma vez. O corte deve ser realizado com tesoura de poda, fazendo um corte limpo e angulado. Antes de utilizar os instrumentos, eles devem ser desinfetados e esterilizados com álcool desnaturado. As mudas devem ser colocadas em um copo d’água até que as batatas estejam prontas para recebê-las.
Como fazer rosas florescerem com batatas
Não há diferença na variedade de batatas escolhidas, mas é melhor escolher batatas frescas que não tenham partes escuras. O furo deve ser feito no centro da batata, com cerca de 2 cm de profundidade (use um lápis).
Pegue o corte e mergulhe na batata, usando canela para facilitar a reprodução. Agora é hora de pegar alguns potes grandes e enchê-los com terra para vasos multiuso. No centro deste solo para envasamento, plante as batatas, deixando as mudas acima do solo. É importante facilitar o crescimento da planta, possivelmente com um saco plástico para neutralizar o ataque do calor e da umidade.
Se você escolher esse método, precisará removê-lo uma vez ao dia para permitir que a planta respire.
O trabalho ainda não terminou, é hora também de observar o crescimento da muda. Em geral, após cerca de quinze dias as raízes podem ser observadas e desenvolvidas, graças à batata como importante fonte de alimento.
Para promover um crescimento saudável, evite sempre a luz solar direta e prefira uma temperatura acima de 20°C.
O solo deve estar sempre úmido, a água não deve estagnar e os pires devem ser esvaziados com frequência (diariamente). A muda agora deve se desenvolver e está pronta para ser transplantada para o jardim ou para um vaso adequado.
É importante notar que nem todas as qualidades das rosas podem ser utilizadas para propagação. Algumas variedades não desenvolvem raízes fortes e não produzem novas plantas. Por este motivo, peça sempre conselhos ao seu viveirista.