Se a sua levedura expirou, não a deite fora: pode ser uma verdadeira ajuda para as suas plantas.
A levedura é um ingrediente básico em muitas preparações culinárias, por isso é comum tê-la em casa.
No entanto, pode esquecer-se dela ou não verificar o prazo de validade . Passado o prazo de validade, a levedura é inútil na cozinha, mas pode ser uma grande ajuda no jardim.
Por isso, evite deitá-lo fora e vamos ver como pode ser utilizado para as plantas .
- Fertilizante líquido: A levedura pode ser a base de um excelente fertilizante para as suas plantas. Basta dissolver uma colher e meia de chá em 2-3 litros de água e humedecer as plantas com a solução resultante.
- Fertilizante sólido: Se preferir uma variante sólida, tudo o que tem a fazer é congelar a solução de levedura-água nos práticos moldes de gelo. Logo que os cubos de fertilizante tenham solidificado, estão prontos: basta colocá-los no solo e deixá-los derreter.
- Repelente de mosquitos: Se quiser manter os insectos irritantes longe do seu jardim, pode fazer uma solução repelente de mosquitos à base de levedura: Combine 250 ml de água morna, uma colher de chá de levedura e 2 colheres de chá de açúcar num recipiente. Coloque o frasco sobre a área afectada e deixe actuar durante alguns dias.
- Formigas: Por outro lado, se notar que as suas plantas estão frequentemente rodeadas de formigas, pode fazer um pó que as manterá afastadas naturalmente: Combine açúcar, bicarbonato de sódio e levedura de cerveja (com uma proporção de um terço para cada ingrediente). Polvilhe o pó nos parapeitos das janelas ou à volta dos vasos para manter as formigas afastadas das suas plantas.