Quer eliminar as pragas que infestam o seu jardim , mas não gosta dos produtos do mercado muito agressivos e poluentes? Você pode adotar uma solução 100% natural que nada mais é do que o alho.
Graças ao seu cheiro intenso e aos elementos que o compõem, o alho é o melhor ingrediente para proteger hortas e jardins das pragas.
Como usar o alho contra as pragas do seu jardim?
Para proteger suas lavouras de pragas, o ideal é plantar alho em sua horta . Seu cheiro característico e pungente invadirá outras plantas como rosas ou pêssegos e isso irá protegê-las.
Como resultado, muitos jardineiros recomendam plantar alho perto de roseiras para controlar pulgões e besouros ou ao redor do tronco de um pessegueiro. Também pode ser cultivada perto de cenouras, cebolas e alho-poró, pois seu cheiro pode ofuscar o de outras plantas para deter pragas.
O alho é uma arma infalível contra os pulgões que atacam a alface e o aipo, e os ácaros vermelhos que às vezes infestam os tomates. Também pode ser útil para proteger o repolho contra vermes. Alguns até afirmam a sua eficácia contra os caracóis.
Mas você também pode usar o alho de outra forma, preparando pesticidas naturais para pulverizar diretamente nas plantas . A sua eficácia é formidável especialmente quando combinada com pimenta.
Algumas receitas de pesticidas naturais DIY
Esta é a maneira mais fácil de fazer você mesmo o pesticida . Pegue o pimentão verde, três dentes de alho e uma cebola pequena, amasse bem e deixe macerar por pelo menos um dia. Após esse tempo de pausa, seu agrotóxico natural está pronto.
A outra receita é fazer um purê com quatro dentes de alho, uma cebola pequena e uma pimenta malagueta. Depois, mergulhe tudo em um litro de água por duas horas. Filtre e misture com uma colher de chá de óleo vegetal.
Por fim, você pode preparar uma mistura composta por seis dentes de alho, uma cebola e uma colher de pimenta caiena. Depois, dilua tudo em um litro de água quente.