A batata é um tubérculo muito apreciado nas nossas mesas. Mais de cem variedades de batatas estão disponíveis na França. Quando compramos batatas, muitas vezes elas são reservadas para serem consumidas mais tarde. Mas se não forem cozinhados a tempo, podem formar rapidamente germes que são tóxicos para os humanos.
Existem várias soluções para evitar que os tubérculos de batata brotem, armazenando-os em local adequado e seco para retardar o processo de germinação.
Por que as batatas brotam?
A batata germina quando não é armazenada em local adequado. Com efeito, a humidade, o calor e a luz favorecem a germinação dos seus vegetais. Esta é uma ocorrência natural frequentemente encontrada em batatas novas que nunca foram tratadas quimicamente. Eles produzem solanina, uma toxina encontrada na casca e nos germes para proteger o tubérculo de fungos e bactérias. Esta substância é tóxica para os seres humanos se absorvida em grandes quantidades. Pode causar náuseas, vômitos, dores abdominais e dores de cabeça. Se quiser comer batata germinada, é aconselhável retirar com cuidado a casca e os brotos. Para evitar que brotem, guarde-os no lugar certo.
Como você armazena batatas para evitar que brotem?
Para evitar que as batatas germinem, é importante armazená-las corretamente. Na verdade, a temperatura do local onde são armazenados pode influenciar no processo de germinação.
Guarde as batatas em local adequado
Para o consumo tardio da sua batata crua, é importante respeitar diversas condições para evitar a sua germinação. Para evitar que as batatas iniciem o processo de brotação, é importante armazená-las bem, em local fresco e seco, longe da luz e da umidade. Você também deve evitar misturá-los com outras frutas e vegetais, principalmente cebolas, que podem desencadear o processo de germinação. O local ideal para guardá-los é a adega ou adega, se tiver. A temperatura ambiente ideal não deve ultrapassar os 10°C, mas as batatas não devem ser guardadas no frigorífico, caso contrário correm o risco de perder as suas propriedades nutricionais.
Não lave as batatas
Se você tem o hábito de lavar as batatas depois de comprá-las, isso pode iniciar o processo de germinação. Mude seus hábitos e não deixe suas maçãs entrarem em contato com água antes do consumo.
Não armazene batatas em recipientes herméticos
Não coloque as batatas em caixas herméticas porque a falta de ar pode fazer com que as batatas brotem. Se não tiver despensa ou adega, pode guardar as batatas em caixas abertas de madeira ou plástico ou deixá-las no saco perfurado onde as comprou. O ideal seria colocá-los no chão ou na prateleira mais baixa que tiver, por exemplo, embaixo da pia. Para uma boa circulação de ar, pode-se colocar uma folha de jornal entre as diferentes camadas de batatas.
Deixe cair uma maçã com as batatas
Para conservar bem as batatas, coloque-as no escuro com uma maçã. Este último libera um gás, chamado etileno, que impede a germinação das batatas.
Como você deve ter entendido, para retardar o processo de germinação basta aplicar estas dicas simples e manter as batatas frescas prontas para comer