Limões, sempre temos na despensa. E por uma boa razão, é o cítrico essencial para dar sabor a todos os nossos pratos; mas também para desintoxicar nosso corpo. Só que, ao comprá-los e acumulá-los por muito tempo na cozinha, corremos o risco de vê-los apodrecer e ter que jogá-los fora com relutância.Talvez você não soubesse, mas existem várias maneiras de mantê-los por mais tempo sem o risco de vê-los mofar.
Confira essas quatro maneiras de conservar limões por muito tempo para não deixá-los apodrecer ou desperdiçá-los desnecessariamente.
Em formas de cubos de gelo
O primeiro método é o método do cubo de gelo. Original, mas muito eficaz, este truque evitará que você desperdice seus limões e preservará seu frescor por muito tempo.
Pegue os limões, rale as raspas e esprema o suco. Coloque tudo nas formas para cubos de gelo. Basta colocá-los no freezer. Quando estiverem bem solidificados, retire-os das formas, coloque-os em uma bolsa térmica de silicone e coloque-os novamente no freezer, você pode retirá-los quando quiser e usá-los em todas as ocasiões.
Com palitos
O segundo método é usar palitos de dente. Como você sabe, muitas vezes temos o hábito de cortar o limão ao meio e usar apenas a metade, enquanto a outra parte é colocada de volta na geladeira. No entanto, o erro que quase todos cometemos é manter esta metade aberta. Inevitavelmente, perderá a sua frescura e propriedades nutricionais. O bom reflexo a tomar: use palitos inserindo-os entre uma metade do limão e a outra para colhê-lo. Assim ficará fresco por vários dias e pronto para usar!
Na água
Este método também é sábio, pois você preservará o limão inteiro. Simples e prático, esse truque permite conservar seus limões por mais tempo sem que fiquem mofados. Basta colocá-los em um recipiente e adicionar água suficiente para cobri-los. Tampe o recipiente e coloque tudo na geladeira por pelo menos 2 ou 3 dias. Se, porém, você tiver apenas meio limão para conservar, coloque a metade cortada de cabeça para baixo em um pires cheio de água, o que preservará a polpa.
Com um tempero saboroso
Finalmente, o último método é sem dúvida o processo mais elaborado de todos. Pegue uma assadeira e coloque uma camada de sal marinho nela. Em seguida adicione as raspas de 5 limões. Use uma colher para misturar tudo. Em seguida, despeje o suco dos limões espremidos (obviamente, tanto quanto possível). Depois leve ao forno a 190° por cerca de vinte minutos e depois mais 10 a 150°. Retire o prato do forno e deixe esfriar. Por fim coloque tudo em uma jarra de vidro. Você acabou de criar um molho ideal para massas, arroz frio, saladas, etc. Este molho será muito útil para você no dia a dia, para guardar preciosamente na despensa.
Como cultivar limões em vaso em casa?
Vimos como conservar limões, agora vamos ver como cultivá-los em casa
ingredientes
- 1 limão
- Qualquer tipo de solo orgânico
- Um recipiente ou vaso adequado
- Um ambiente com muito sol
Plantar
1. Coloque a terra na panela e adicione um pouco de água para umedecê-la.
2. Corte o limão e selecione a semente com melhor formato. Não seque, a umidade ainda pode ajudar. Faça um pequeno buraco no solo e coloque a semente dentro.
3. Cubra com terra e mais água.
4. Cubra a panela com plástico para reter a umidade e coloque-a em local ensolarado.
5. Tenha cuidado para não regar em excesso, o que pode causar o apodrecimento das sementes. Acompanhe o vaso e assim que o limoeiro começar a crescer retire o plástico. Isso geralmente deve acontecer dentro de uma ou duas semanas.
6. Coloque a panela em pleno sol. Lembre-se de que seu limoeiro precisa de oito horas de luz por dia e o solo ao seu redor deve estar constantemente úmido.
É isso, você pode cultivar seus próprios limões em casa!