A multiplicação de árvores ou plantas é muito comumente realizada para obter novos exemplares com as mesmas características, e para atingir esse objetivo podem ser implementados diferentes métodos. Um desses métodos é o corte , que também é um dos mais utilizados para árvores e plantas. Hoje vou compartilhar a propagação de árvores frutíferas por meio de estacas, que vão te ajudar a conseguir excelentes exemplares.
A estaquia é um método de propagação em que uma parte da planta é removida para desenvolver raízes e formar um novo exemplar. A estaca é a parte enraizada do tronco e nas árvores pode haver até três tipos de estacas: estacas lenhosas, estacas semilenhosas e estacas enraizadas.
Árvores que se multiplicam por corte.
A estaca lenhosa é, como o nome sugere, um galho já lenhoso . É usado principalmente em árvores decíduas, embora haja exceções. Por exemplo:
Cereja.
A cerejeira é uma árvore frutífera caducifólia que pode atingir 30 metros de altura. Na primavera produz numerosas flores e logo a seguir alguns frutos, as cerejas , de sabor adocicado. Mas no outono suas folhas ficam alaranjadas, o que a torna uma árvore frutífera de altíssimo valor ornamental. Resistente ao gelo até -18ºC.
figueira.
Dependendo da espécie, as ficus são árvores perenes ou caducifólias que geralmente crescem rapidamente e atingem mais de 10 metros de altura . Todos produzem figos, embora nem todos sejam adequados para consumo humano. A mais resistente ao frio é a ficus carica, conhecida como figo, que é caducifólia e suporta temperaturas de até -7°C (as demais são muito mais sensíveis às baixas temperaturas).
Oliva.
A oliveira é uma das raras árvores perenes propagadas por estacas. . Atinge cerca de 15 metros de altura e possui folhas lanceoladas, verde-acinzentadas escuras na parte superior e mais claras na parte inferior. No verão produz os seus frutos comestíveis, as azeitonas das quais se obtém o azeite. Resistente a -12ºC.
Salgueiro.
Salgueiros como o salgueiro-chorão são árvores, geralmente caducifólias, mas algumas semi-perenes, de crescimento rápido e atingindo uma altura de cerca de 10-15 metros. Alguns têm uma coroa “chorosa” com galhos caídos.
Geralmente são árvores de vida curta, mas os 50-60 anos em que podem viver embelezam muito um jardim. Resistem até 18ºC.
Frutas cítricas (todas as frutas cítricas)
Laranja, limão, tangerina , etc. Se você tiver uma árvore cítrica, poderá propagá-la por meio de estacas semilenhosas. São árvores relativamente pequenas que raramente ultrapassam os 7 metros e produzem no verão um fruto redondo, cuja polpa se divide em segmentos com propriedades comestíveis. Naturalmente eles temem a geada. Os fracos (até -2°C) podem resistir facilmente se tiverem tempo, mas se cair abaixo de -4 °C devem ser protegidos.
Agora coloque em prática as árvores que lhe foram mencionadas para vê-las crescer no seu jardim.