Controle poderoso de ervas daninhas: 9 dicas para matar ervas daninhas

Não suporta o facto de estas ervas daninhas estarem a prejudicar a saúde do seu jardim? Achamos que você está cansado de vagar pelas farmácias em busca de um herbicida poderoso, certo? Felizmente, existem soluções naturais melhores que prometem eficiência e economia: fazer o seu próprio herbicida natural em casa. Eliminará assim as ervas daninhas com total autonomia, beneficiando da sua rápida ação sobre as plantas indesejadas ou “ervas daninhas malucas”, como as chamam os jardineiros. Estão interessados?

Diz-se que as ervas daninhas contaminam a grama boa, portanto, se você descobrir que seu espaço verde está desprovido de vida, verifique primeiro se ele não está sendo devastado por plantas venenosas que precisam de remoção urgente de ervas daninhas. poderoso e radical. Ao mesmo tempo, alguns produtos naturais demonstram uma eficácia impecável que rivaliza com a dos herbicidas químicos. Então, quer descobrir como fazer herbicidas poderosos e permanentes? Aqui estão as receitas que você deve conhecer!

Como fazer herbicidas poderosos em casa?

Vegetação rasteira

As plantas indesejadas ou “espontâneas” têm uma missão comum: arruinar o seu jardim! Segundo o Instituto de Pesquisas Agronômicas são quase 5.000 brotos por m², surpreendentemente, você pode confirmar isso? Pior ainda, estas ervas daninhas não são apenas prejudiciais para as gramíneas comestíveis, mas também para a biodiversidade: abelhas, pássaros e insectos são privados de uma excelente fonte de alimento.

Para compensar este fenómeno, porém, abandonamos os pesticidas e munimo-nos de herbicidas caseiros, que podemos preparar à vontade e sem complicações. Arregaçamos as mangas e colocamos o chapéu de jardineiro profissional… Vamos, vamos!

1. Água fervente

No seu jardim você pode encontrar alternativas aos herbicidas químicos com produtos de uso diário.   Comece, de forma muito simples, com água fervente.   Basta colocar sobre uma erva e o efeito é quase imediato. O calor matará a planta, rompendo as células. Este método é mais   adequado para gramíneas isoladas  , por exemplo, em um terraço ou entrada de automóveis.

2. Água para cozinhar

A água do cozimento da batata, do arroz ou mesmo do macarrão é muito eficaz na eliminação de plantas indesejadas. Despeje de preferência fervendo para melhor eficiência. Esta   água carregada de amido   é mais eficaz do que apenas água quente. Porém, tenha cuidado, o amido deixa uma película desagradável. É com você !

3. Água do mar

Terceira variante de água para capina: água do mar! A sua utilização permanece   reservada a espaços não cultivados  , como caminhos, na medida em que o seu elevado teor de sódio pode danificar ou mesmo queimar as culturas.

4. Bicarbonato de sódio

Polvilhe alguns gramas deste produto milagroso nas plantas indesejadas e   molhe a superfície a ser removida   antes de deixar agir por alguns minutos. Tenha em mente que o bicarbonato de sódio tem pouco efeito em plantas já bem estabelecidas.

5. Vinagre branco

Outro produto muito versátil e acessível que faz maravilhas! Já não apresentamos o vinagre branco e suas inúmeras vantagens, inclusive a de   herbicida de contato natural  . Queima a parte aérea das ervas daninhas, mas não ataca as raízes. Para remover ervas daninhas adequadamente, dilua 50% de vinagre branco em uma parte de água e borrife as ervas daninhas com esta preparação.

6. Plantas herbicidas

Algumas espécies de plantas são naturalmente herbicidas. As plantas   da família do calêndula, como o calêndula,   produzem substâncias que são tóxicas para a trepadeira e o charlatão.  As plantas de cobertura do solo  , como a cobertura morta, ocultam o acesso à luz e evitam o crescimento de ervas daninhas.

Por fim, algumas plantas produzem folhas que, uma vez esmagadas, podem ser utilizadas como herbicida natural. É o caso da   urtiga, que deve ser deixada macerar em água   antes de utilizar a mistura como herbicida e fertilizante. As folhas de nogueira  também  são  eficazes porque contêm uma molécula chamada “juglone”, que é conhecida por retardar o crescimento das plantas.

7. Cinza de madeira

No jardim, a cinza tem a dupla vantagem de ser um poderoso herbicida (ao afetar o PH do solo, modifica   a sua acidez e elimina naturalmente o musgo   da relva), mas também um   fortificante para as plantas  .

Porém, tenha cuidado: as cinzas não são adequadas para todas as plantas; O uso excessivo pode causar doenças (clorose), mas também ser prejudicial ao húmus do solo.

8. Graxa de cotovelo!

Para obter a remoção natural de ervas daninhas mais limpa e ecológica possível  , a melhor maneira é remover as ervas daninhas manualmente. Para isso, não hesite em utilizar ferramentas adequadas, como enxada ou sacha manual, para acessar mais facilmente a raiz. É fundamental retirá-lo para evitar que a grama volte a crescer.

arrancando ervas daninhas de uma entrada de automóveis com a mão

9. Ácido acético em vinagre branco

O campeão das missões impossíveis? Obviamente é vinagre branco! Uma solução ácida versátil que, graças ao ácido acético que contém, tem se mostrado eficaz na limpeza e manutenção da casa, mas também do jardim, principalmente na destruição de ervas daninhas.

Para utilizá-lo na capina, é utilizado da seguinte forma:

  1. Misture 5 litros de água com 200 ml de vinagre branco em regador equipado com bico;
  2. Pulverizamos as plantas ruins com este herbicida natural e esperamos que a mágica aconteça;
  3. As plantas afetadas murcham, ficam amarelas e podem ser arrancadas!

Parabéns, você salvou seu jardim de maneira brilhante… Um brinde a lindas plantas!

Navegação de artigos