Quando se procura utensílios de cozinha saudáveis e ecológicos, logo se pensa em itens feitos de madeira. Rolos de massa, almofarizes, espátulas, tábuas de cortar… São usados todos os dias na cozinha. Mas eles são tão inofensivos quanto pensávamos? Atenção: A madeira é um terreno fértil para bactérias e pode ser perigosa tanto para a saúde quanto para o meio ambiente se não for cuidada adequadamente. Aqui estão os pontos fortes e fracos desses utensílios de madeira e por que seria mais sensato renunciá-los.
Por que as colheres de pau devem ser evitadas?
Como todos já sabemos, os itens de cozinha são muito importantes para a segurança alimentar. Portanto, é importante escolher materiais saudáveis e inofensivos. Mas cuidado com as ideias adotadas! Alguns utensílios não devem ser usados em excesso, pois podem danificá-lo rapidamente. Entre eles encontramos coisas que você nunca imaginaria: colheres de pau. A química Deborah García Bello alerta o consumidor para não usar esses utensílios o tempo todo, principalmente no preparo das refeições. Embora a madeira seja menos prejudicial que o plástico, ainda é um habitat fértil para bactérias. Mesmo quando as espátulas são bem lavadas, as bactérias nunca são completamente eliminadas. A madeira é naturalmente porosa
Pelo mesmo motivo, a Sociedade Britânica de Imunologia também afirma que os utensílios de madeira não são recomendados para uso diário. Eles podem acumular muitos tipos de bactérias e fungos. Essas comunidades de microorganismos, nem sempre fáceis de eliminar, formam o “biofilme”, ou seja, uma coleção de microorganismos que se unem. “ Se as colheres de pau têm uma camada viscosa que não sai, isso é biofilme. O pior pesadelo de um profissional de segurança alimentar! Se tiver biofilme, não precisa limpar, é melhor jogar direto no lixo ”, explica o químico.
Todos os tipos de madeira são possíveis?
Embora existam madeiras bactericidas como o bambu, a oliveira e a nogueira, segundo a especialista, estas não são totalmente seguras para serem utilizadas na cozinha. Faz mais sentido usar outros materiais como metal, teflon, polipropileno e silicone para utensílios. “ Você provavelmente já usou esses utensílios de madeira por muitos anos sem nunca ter experimentado nenhum perigo . Talvez nada tenha acontecido com você ou você nunca tenha prestado atenção, mas ainda é aconselhável limitar o uso desses instrumentos de madeira. Prevenir é melhor que remediar ! ” concluiu o químico.
Como você cuida dos seus instrumentos de madeira?
Alguns hábitos são difíceis de abandonar. É difícil trocar de utensílios quando a madeira sempre fez parte da sua rotina culinária. Não propomos bani-los completamente da cozinha, mas por questões de higiene é necessário ter reflexos sistemáticos para manusear este delicado material.
- Primeira regra de ouro: limpe seus utensílios após cada uso. Lave-os bem com detergente ou suco de limão. No entanto, não os deixe de molho por muito tempo e evite ferver a água, pois isso pode causar rachaduras. Acima de tudo, seque-os à mão com muito cuidado: a menor queda de umidade pode atrair bactérias.
- É necessário desinfetar seus objetos de madeira, principalmente tábuas de corte, pelo menos uma vez por mês. Para fazer isso, mergulhe-os em uma solução de água e vinagre branco por meia hora.
- Sendo porosa, a madeira tende a absorver todos os tipos de cheiros de alimentos. Para desodorizá-lo, você pode contar com as propriedades do bicarbonato de sódio. Pegue uma tigela e misture um litro de água com uma colher de sopa deste pó branco. Uma vez formada a pasta, espalhe-a sobre o objeto lenhoso e deixe-a agir por cerca de uma hora. Em seguida, enxágue com água limpa e seque bem.
- Finalmente, a localização de seus utensílios de madeira é importante. É imperativo mantê-los longe de fontes de calor que possam causar deformação, rachaduras ou descoloração.
Por que não colocar utensílios de madeira na máquina de lavar louça?
Quando a madeira é exposta a temperaturas extremas (muito altas ou muito baixas) e umidade excessiva, ela pode empenar, lascar e eventualmente rachar. Como regra, os itens de madeira são lavados manualmente. Se mesmo assim insistir em limpá-los na máquina de lavar louças , verifique sempre as recomendações do fabricante para saber se essa limpeza é adequada.
Que tipo de óleo protege os utensílios de madeira?
Se você deseja prolongar a vida útil de seus utensílios de madeira, é fundamental cuidar desse material, principalmente de suas fibras naturais, com óleos adequados. Sempre privilegie os óleos gordurosos para hidratar a pele o máximo possível, como azeite, óleo de coco, óleo de amendoim, óleo de linhaça ou cera de abelha. Todas essas opções são 100% seguras para alimentos. Eles estão prontamente disponíveis comercialmente e fornecem proteção duradoura para suas panelas de madeira . Basta colocar um pouco em uma toalha de papel e limpar suavemente o material.