Dê vida a uma orquídea murcha com um truque de florista: ela florescerá novamente
Resistentes, pouco exigentes e fáceis de cultivar, as orquídeas são plantas muito apreciadas e fazem grande sucesso entre os entusiastas das plantas de interior.
No entanto, eles podem murchar e morrer se não forem cuidados adequadamente. Infelizmente, uma orquídea sem flores ou com folhas macias e murchas é muito menos decorativa e agradável à vista.
Para remediar isso, existe um truque para reviver e florescer novamente suas orquídeas. Em vez de jogar fora suas plantas favoritas, você pode reanimá-las e cuidar delas, como nos explica Martin Davesne, florista em Hauts-de-France.
Como reviver uma orquídea para que ela volte a florescer?
Para que suas orquídeas durem o máximo possível, é preciso cuidar delas. Estas plantas de casa com flores brancas, amarelas ou mesmo azuis são muito sensíveis ao frio.
Embora não exijam muita atenção, às vezes acontece que essas flores murcham dependendo da variedade e da estação. Para animar suas orquídeas, você pode simplesmente adotar este truque. Isso permitirá que você salve sua planta de interior sem comprar outra.
Apare as hastes de suas orquídeas murchas
Para salvar sua orquídea, primeiro você deve retirar todas as flores desbotadas e deixar sua planta descansar por alguns dias antes de iniciar o procedimento.
Localize usando a base da orquídea, conte dois botões e, em seguida, corte uma das hastes alguns centímetros acima do terceiro botão e abaixo da haste para que sua orquídea volte a crescer bem.
Além disso, incentivará a produção de novas flores. Depois de algum tempo deverá aparecer um primeiro rebento acompanhado de pequenos rebentos.
Posteriormente, após 2-3 meses, pode ocorrer uma segunda floração. Seguindo este conselho à risca, suas orquídeas podem de fato continuar a florescer por mais três a cinco anos.
Aqui estão algumas outras dicas para fazer sua orquídea florescer novamente
Ao cultivar suas orquídeas você deve ficar atento à sua manutenção, pois elas não gostam de calor e preferem ambientes úmidos.
Mantenha sua orquídea em local com temperatura adequada
Após podar sua orquídea com podadores esterilizados, você deve colocá-la em local longe do calor. A sua planta com flores deve ser colocada a uma temperatura de 15°C (certifique-se de que a temperatura não desce abaixo dos 13°C).
Quando chegar a primavera, quando passarem as geadas, você pode colocá-lo do lado de fora. As temperaturas externas durante os meses de maio a setembro não prejudicarão suas orquídeas.
Regue sua orquídea com um pouco de água
As orquídeas precisam de água e de um ambiente constantemente úmido para sua manutenção adequada. No verão, essas plantas precisam ser regadas todas as semanas.
Quando as temperaturas são mais frias, devem ser regadas a cada dez a quinze dias. É melhor não regar demais a orquídea, pois ela não tolera excesso de água. Claro que se o solo ainda estiver úmido não há necessidade de hidratá-lo novamente.
Replante sua orquídea para que ela floresça adequadamente
As orquídeas precisam ser replantadas a cada dois ou três anos para um bom crescimento. Se você notar raízes saindo do vaso, é um sinal de que sua planta precisa de mais espaço para prosperar.
Caso contrário, você também pode prosseguir com a operação se perceber que as raízes da sua orquídea estão mofadas. Isso pode ser devido ao excesso de água. Em primeiro lugar, para instalar a sua planta com flor num novo vaso, é necessário fazer um novo substrato com musgo esfagno, casca de pinheiro e bolas de argila.
Em seguida, umedeça levemente esta solução e retire a orquídea do vaso para retirar o substrato ao redor das raízes. Por fim, retire as raízes chatas velhas e guarde apenas as cheias de seiva.
No seu novo vaso coloque o novo substrato, coloque todas as raízes dentro, segurando a orquídea pela base e encha o recipiente com o substrato, tomando cuidado para colocar um pouco entre as raízes. Compacte tudo bem e, se necessário, coloque uma estaca para manter a planta parada.
Se a sua orquídea não floresce mais, saiba que não há nada de alarmante. Basta seguir as dicas apresentadas acima para reanimá-lo!