depois das férias aqui estão chás de ervas naturais para purificar e desinchar

Durante as férias todos nos sentimos mais relaxados. Tanto que nos damos   um mimo extra   , sem pensar na nossa figura ou no estilo de vida saudável que mantemos ao longo do ano.

Mas, e isso quase sempre acontece,   depois das férias   ficamos com essa   sensação de inchaço   que também nos incomoda um pouco.

Existem muitos    fatores    que não devem ser subestimados:    o calor   ,    uma dieta rica em gordura    ou    um estilo de vida sedentário    também podem ser   a causa de   pernas  inchadas  e pesadas    .

Felizmente, na natureza existem    plantas e ervas   que podem nos ajudar    a combater a retenção de água   e a clássica sensação de inchaço. Na verdade, se isso também aconteceu com você, não se preocupe, pois hoje veremos    como preparar deliciosos chás de ervas DIY desinflantes e drenantes!

Obs   :   antes de começar lembre-se de não usar chás de ervas indicados em caso de alergias ou hipersensibilidade. Também é fundamental consultar o seu médico antes de tomá-los, principalmente se estiver grávida ou amamentando.

Folha de louro e limão

Comecemos pelos mais conhecidos (e talvez até antigos), nomeadamente o   chá de louro e limão   . Nossas avós usavam muito o louro, não só para cozinhar, mas também para resolver pequenos problemas do dia a dia.

Talvez você não saiba que   a folha de louro tem múltiplas propriedades   :   melhora a digestão   e ajuda a expelir   gases intestinais   , que muitas vezes causam inchaço e sensação de peso.

Mas não só, a presença do   limão   é fundamental, e não só pelo seu sabor fresco e cítrico:

  • combinado com água quente, estimula a atividade intestinal
  • é rico em vitamina C, importante para o sistema imunológico
  • dá grande ajuda na perda de peso

Além disso, este chá de ervas utiliza   mel   , que tem   propriedades antibacterianas   e é muito mais digerível que o açúcar granulado. Mas como preparar o chá de louro e limão? Aqui está o que precisamos:

  • 3 folhas de louro
  • 3 rodelas de limão
  • 1 colher de chá de mel (ou se preferir mais doce, a escolha é sua!)
  • 1 xícara de água

Coloque a água em uma panela   , acrescentando   a folha de louro e o limão   . Ligue o fogo e   deixe ferver por cerca de 5 minutos   . Em seguida, desligue e deixe fermentar por mais alguns minutos. Depois basta filtrar cuidadosamente o chá de ervas, adoçar com mel e deixar-se mimar calorosamente!

Chá verde com hortelã e limão

O chá verde    tem inúmeros    benefícios   :    facilita a diurese   , melhora    a circulação sanguínea    e acima de tudo contém o maior número de    antioxidantes   .   Já    a hortelã    e    o limão , além de fornecerem vitaminas,    também melhoram o trato intestinal.

Primeiro, deixe  ferver  700 ml de água   , depois desligue o fogo e despeje    uma colher de folhas de chá verde   ,    uma colher de hortelã    e depois algumas    rodelas de limão   . Deixe em infusão    por cerca de 10 minutos    e filtre tudo    em uma peneira.

Depois de pronto, deixe esfriar até a temperatura ambiente e coloque    na geladeira.

Assim você terá sempre à mão um delicioso chá de ervas, que ajudará suas pernas a ficarem    mais leves    e    macias.

Para beber    entre as refeições   .

Chá de ervas de bétula e erva-doce

As sementes de erva-doce são     parte essencial dos    chás de ervas drenantes    , principalmente pela sua    ação desinflamadora   , que atua não só nos    membros inferiores    , mas também no abdômen.

Neste caso o efeito é potencializado pelas    folhas de bétula    que, ao atuarem no    sistema linfático    , neutralizam eficazmente    a retenção de água   .

ingredientes

  • 20 g de folhas de bétula
  • 20 g de sementes de erva-doce

Como sempre, esses ingredientes    também estão facilmente disponíveis em lojas de ervas    ou online.

Basta levar  300ml de água para ferver    em uma panela. Depois de atingir o estado desejado, desligue o fogão e despeje    as folhas e sementes na água   .

Deixe em infusão    por cerca de 8-9 minutos    e depois filtre tudo    em uma peneira.

É um chá de ervas que    também pode ser bebido frio   , por isso lembre-se também de dobrar as doses na hora de prepará-lo e guardar o restante na geladeira.

Assim você poderia beber um pela manhã e outro à tarde.

Além de ser naturalmente eficaz, também    tem um gosto ótimo  !

Infusão de bétula com abacaxi e urtiga

Além da variante de erva-doce,    o chá de bétula    também pode ser preparado    com abacaxi e urtiga   . A urtiga   , em particular, tem importantes   propriedades antiinflamatórias    , enquanto    o abacaxi    é necessário para aumentar a  carga vitamínica   .

Neste caso, leve    para ferver 700 ml de água    em uma panela e, após desligar o fogo, acrescente    uma colher de folhas de bétula   ,    uma de folhas de urtiga    e    o caule de um abacaxi   .

Deixe em infusão    por dez minutos   , depois filtre e guarde    na geladeira.

As quantidades utilizadas   irão ajudá-lo a manter-se hidratado ao longo do dia.

Avisos

Conforme mencionado no início do artigo, é aconselhável evitar os ingredientes sugeridos em caso de    alergias    ou    intolerâncias   e consultar o seu médico em caso de gravidez ou amamentação.

Navegação de artigos