Por mais úteis e práticos que sejam, a ponto de serem considerados uma verdadeira revolução no setor do vestuário, os zíperes têm apenas uma falha: muitas vezes quebram facilmente e parece quase impossível retirá-los e consertá-los.
É especialmente desagradável se for um zíper nas calças ou talvez uma jaqueta ou bolsa comprada recentemente. Nestes casos é sempre bom ter aconselhamento para reparação imediata .
Um zíper quebrado ou emperrado pode ser uma verdadeira tortura, mas existem várias soluções e propomos a seguir as mais eficazes.
1. Cursor fora da cadeia
Use um alicate para segurar a corrente no lugar, enquanto com uma chave de fenda abra o espaço apropriado no cursor por onde a corrente deve passar. A abertura deve ser pequena, apenas o suficiente para caber nos dentes da corrente.
Depois que as duas partes estiverem inseridas, pressione levemente o controle deslizante para unir todos os elementos e fixá-los, depois mova-o para cima e para baixo.
2. Extrator quebrado
Às vezes, devido ao desgaste, o puxador, ou seja, o pedaço de metal que agarramos para abrir o zíper, pode quebrar ou se soltar.
Use uma chave de fenda para levantar a parte onde está fixado o extrator, para inserir um pedaço fino de tecido que substituirá o próprio extrator.
3. Zíper preso
Um zíper pode ficar preso por vários motivos, mas um truque que funciona em quase todos os casos é colocar um pouco de vaselina ou protetor labial entre os dentes do zíper.
Isso deve ser suficiente para liberar um zíper preso.
4. Dentes caídos
Você vai precisar de cola, um cotonete e uma tesoura. Corte o tubo plástico do cotonete em pedaços bem pequenos.
Pegue um fragmento, abra um entalhe em uma das pontas e coloque-o na parte onde falta o dente.