Despeje água fervente em um recipiente de gelo: por que muitos fazem isso

Você sabia que despejar água fervente em uma bandeja de cubos de gelo é melhor do que despejar água fria? Vamos descobrir para que serve e por que muitos o fazem!

Até agora você certamente também fez cubos de gelo colocando água fria na bandeja de cubos de gelo. Este método é aquele que todos nós sempre seguimos, porque nos foi transmitido pelas gerações anteriores e porque parece ser o mais lógico a fazer. Como sabemos, é preciso esperar várias horas para que os cubos de gelo fiquem prontos.

 Hoje, porém, está se consolidando  um método completamente novo para produzir cubos de gelo com mais rapidez  , o que supera completamente o da água fria. Certo! De acordo com este novo método, de facto, parece que para ter cubos de gelo prontos em pouco tempo é   necessário usar água a ferver em vez de água fria.

O método,   conhecido como   efeito Mpemba,   é sem dúvida eficaz, mas na realidade é um truque que já tinha sido observado nos tempos de Aristóteles e Descartes. Vamos descobrir mais sobre esse método de água fervente para ter muitos cubos de gelo prontos para usar rapidamente!

Qual é o efeito Mpemba

Um estudante tanzaniano provou há mais de 50 anos que   fazer cubos de gelo com água fria é completamente errado. Conforme já indicado pelo aluno na época, para preparar cubos de gelo é aconselhável utilizar água fervente, pois ela solidifica mais rapidamente se as condições de resfriamento forem semelhantes.

água fervente na bandeja de cubos de gelo
água fervente na bandeja de gelo – imilanesi.it

É um truque conhecido   como   efeito Mpemba   e leva o nome   de   Erasto Mpemba   , o jovem estudante que   o descobriu em 1969   . O jovem estava na faculdade na época e fez essa descoberta durante um curso de culinária.

Mpemba percebeu que colocar o leite quente no congelador fazia com que ele congelasse mais rápido do que o produto frio. Essa   descoberta sensacional tem sido objeto de estudos   , mas vamos descobrir o que a ciência diz sobre ela.

Opinião científica sobre esta descoberta

Quanto ao que o jovem descobriu, os estudos realizados pelos cientistas não conseguiram identificar por que esse fenômeno ocorre. Na verdade, nenhuma explicação veio da comunidade científica,   ou pelo menos nenhuma que realmente explique a razão deste fenômeno.

Segundo alguns, o efeito Mpemba se deve ao fato da   água quente evaporar mais rapidamente   ,   causando uma restrição de volume   e por isso se transformar em gelo com mais facilidade. Segundo outros cientistas, a água fria cria uma camada acima da superfície do líquido que atua como isolante, o que ajuda a retardar o congelamento.

No entanto, os investigadores continuam a estudar o fenómeno, utilizando água destilada em vez do creme aquoso que o jovem utilizou para congelar mais rapidamente.

Como fazer cubos de gelo com o método Mpemba

Como você deve ter adivinhado, se precisar fazer cubos de gelo,   use o método Mpemba   e   coloque água quente em vez de água fria   na bandeja de cubos de gelo.

água fervente
água fervente – imilanesi.it

É importante que a água esteja suficientemente quente, por isso   não deve ferver   , pois podem surgir surpresas desagradáveis ​​quanto ao funcionamento do motor do congelador.

Mais maneiras de resfriar bebidas mais rapidamente

Existem   outros métodos para resfriar bebidas mais rapidamente   , aqui estão eles:

  • Coloque os copos ou jarra na geladeira alguns minutos antes de servir a bebida. Quando precisar beber, leve até a mesa e despeje o líquido, ele esfriará imediatamente.
  • Enrole a garrafa em uma toalha de papel úmida ou em um pano úmido.
  • Se você estiver à beira-mar ou perto de um lago, mergulhe a garrafa na fonte de água disponível.

Porém, os especialistas recomendam   ficar atento ao consumo de água fria em caso de febre alta   e preferir água em temperatura ambiente. A água fria, na verdade, pode aumentar os tremores e a temperatura subir, por isso é melhor evitá-la.

Navegação de artigos