Às vezes as nossas plantas não parecem felizes, gostaríamos que fossem saudáveis, frondosas e robustas, mas em vez disso a sua cor torna-se opaca, as folhas perdem força ou ficam amarelas ou param de florescer.
As plantas têm uma forma própria de comunicar com o mundo que as rodeia, cabe-nos a nós transmitir a mensagem e responder em conformidade.
linguagem vegetal
Obviamente, a linguagem vegetal refere-se à comunicação entre plantas através de sinais químicos e físicos. Isto ocorre porque as plantas podem sentir e responder a sinais ambientais, como luz, som e produtos químicos, e interagir umas com as outras para fins como defesa e reprodução.
Na verdade, não há evidências científicas de que as plantas tenham uma forma de linguagem semelhante à humana, com regras gramaticais e sintáticas estruturadas para comunicação complexa.
Se quisermos vê-las crescer saudáveis, viçosas e rechonchudas, precisamos entender as necessidades das plantas. Isso significa que vários fatores precisam ser considerados, como espécie de planta, clima, solo, irrigação, luz e temperatura. De um modo geral, basta seguir algumas sugestões gerais para compreender as necessidades das nossas plantas.
Em geral, as plantas precisam de água, nutrientes, luz e espaço suficientes para crescer. Cada espécie de planta possui necessidades específicas, por isso é importante conhecer as necessidades da sua planta para garantir sua saúde e crescimento.
Como ter plantas saudáveis, exuberantes e atarracadas
Uma maneira fácil, orgânica e natural de saturar o solo para as mudas e fornecer nutrientes benéficos é usar cascas de ovo ricas em cálcio.
Assim você terá mudas saudáveis, viçosas e roliças: é um método natural de absorção do cálcio pelas nossas plantas.
As cascas dos ovos são ricas principalmente em cálcio, o que torna a planta mais forte e resistente a fatores ambientais negativos e doenças parasitárias.
O cálcio, de fato, é necessário para o desenvolvimento normal do sistema radicular . Com a deficiência de cálcio, o metabolismo se deteriora. O desenvolvimento do sistema radicular é interrompido, de modo que as plantas começam a receber menos nutrientes e acabam adoecendo e morrendo.
Além do cálcio, a casca do ovo contém potássio, fósforo e outros micro e macroelementos que influenciam positivamente no desenvolvimento das plantas jovens.
Vista a terra com cascas de ovo
Para usar casca de ovo para plantas, primeiro é preciso lavar bem a casca e, depois de lavá-la, secar muito bem e depois triturar até virar pó.
Depois de triturarmos e reduzirmos as cascas dos ovos a pó, esse pó prepara o solo para o crescimento das mudas.
Na verdade, é possível adicionar uma colher por litro de solo e após o que esta solução começará a agir em muito pouco tempo, os microrganismos ajudarão a acelerar e melhorar o tratamento do solo.
Alguns comprimidos de Trichoderma também protegem as plantas da famosa “perna preta”, uma das doenças perigosas que causam a morte de plantas jovens.
No entanto, podemos preparar um suplemento de cálcio mais eficaz na forma de uma solução de casca de ovo triturada e 150 ml de vinagre de mesa a 9%.
Para isso bastarão duas colheres de sopa de marisco num frasco, onde poderá colocar o vinagre que deverá fermentar durante uma semana.
Posteriormente, a solução é filtrada e uma colher dessa infusão é introduzida em um litro de água estabilizada, com a qual será suficiente regar as mudas pela raiz, em solo úmido, a cada três semanas.