Os gerânios são plantas perenes fáceis de cuidar e podem se adaptar ao seu jardim ou ser cultivados dentro de casa. Você ama gerânios e quer que eles floresçam durante toda a temporada? Você está no lugar certo! Neste artigo revelamos o segredo para potencializar a floração desta planta com flores e obter gerânios folhosos.
Por que meus gerânios não estão florescendo?
O gerânio de jardim ou florista, também chamado de pelargônio, é uma planta perene com folhagem perene. Esta planta herbácea de diferentes cores floresce de abril a outubro, mas esta bela flor pode não florescer devido à má manutenção.
Se o seu gerânio não o mima com suas lindas flores, isso pode ser pelos seguintes motivos:
Sem luz
Pelargoniums são nativos da África do Sul. Adora luz e requer uma posição ensolarada ou parcialmente sombreada. A exposição à luz ajuda os gerânios a se desenvolverem, mas também a produzir botões florais que dão origem a flores. Resumindo, os gerânios precisam de exposição direta à luz, cerca de 6 horas por dia. Não prive as suas flores do bom tempo!
rega ruim
A rega é uma etapa importante para o florescimento dos gerânios. A água é vital para todos os seres vivos na Terra, mas é preciso ser razoável! Se o solo estiver encharcado, as raízes da planta podem apodrecer. Isso dificultará a absorção de nutrientes do solo pelo gerânio e afetará sua capacidade de produzir flores. Porém, se você regar pouco a sua planta, ela irá desidratar e concentrar sua energia mais na sobrevivência do que na produção de flores.
Excesso de fertilizante
Os fertilizantes são uma faca de dois gumes. Eles ajudam a fertilizar as plantas e estimulam a floração, mas também podem ter o efeito oposto se usados em excesso.
temperaturas frias
Pelargonium é uma planta pouco resistente. Esta flor fria não tolera frio e geadas. Uma temperatura incorreta pode causar atraso na floração ou redução total da época de floração. Portanto, mantenha suas plantas aquecidas para vê-las florescer!
Por outro lado, você pode ajudar sua planta a produzir lindas flores alimentando-a com fertilizantes naturais. Ilumine o seu jardim, terraço ou varanda com as cores vivas desta famosa planta!
Como fazer o gerânio voltar a florescer com levedura de cerveja?
A levedura de cerveja é um produto natural, rico em minerais e vitaminas, que não se utiliza apenas na culinária. Você pode usá-lo para alimentar gerânios e fertilizá-los. Para fazer isso, você pode fazer o seguinte:
- Diluir 2 colheres de chá de fermento de cerveja em 3 litros de água;
- Transfira o fertilizante líquido para uma garrafa;
- Use a solução para regar seus gerânios.
Você não vai esperar muito para ver o resultado. Use este fertilizante na primavera e seus gerânios agradecerão com o aparecimento de botões florais.
Quais são os outros truques para obter lindas flores de gerânio?
Para fazer florescer os gerânios e obter lindas plantas você pode usar os seguintes fertilizantes naturais:
Café moído para fertilizar gerânios
Rica em nitrogênio, potássio e fósforo, a borra de café pode ser usada como fertilizante para estimular o florescimento dos gerânios. Use-o em pequenas doses e em adição a outro fertilizante rico em nitrogênio, pois o teor de nitrogênio da borra de café não é suficiente para os gerânios.
Água de cozimento vegetal para gerânios
Nunca jogue fora a água do cozimento dos seus vegetais! Esta água é rica em oligoelementos e minerais, muito úteis para nutrir e fertilizar as suas plantas. Este fertilizante natural é eficaz tanto para as plantas do seu jardim como para as que tem em casa ou na varanda ou terraço. Claro que tenham cuidado, queridos leitores, suas plantas não gostam dessa sopa se estiver quente. Deixe a água do cozimento esfriar antes de regar os gerânios com ela. Certifique-se também de que não é salgado.
Cascas de banana para alimentar gerânios
Não sabe o que fazer com cascas de banana? Bem, recicle-os! As cascas de banana são ricas em potássio , mineral muito importante para o florescimento dos gerânios. Também permite que sejam protegidos contra ataques de pragas. Para fazer isso, siga estas etapas:
- Colete cascas de banana;
- Seque-os no forno;
- Corte-os em pedaços pequenos;
- Distribua-os no solo uma vez a cada duas semanas;
Como ter lindos gerânios e mantê-los por muito tempo?
Não há fórmula mágica! Apenas cuide deles. Quer você tenha um polegar verde ou não, mostramos como manter essas flores com sucesso. Os gerânios não terão mais segredos para você!
Rega de gerânios com sucesso.
Para gerânios que você cultiva em terreno aberto, regue-os regularmente durante as primeiras semanas após o plantio. Para gerânios em vasos ou floreiras, regue-os abundantemente assim que o solo secar na superfície, durante o período de floração. Tenha cuidado, não seja muito pesado! Os gerânios não gostam de excessos. A partir de outubro, reduza a rega até interrompê-la completamente no inverno. Evite molhar a folhagem do gerânio ao regar
Cuidado bem sucedido com gerânios
Para estimular a produção de flores, podar os gerânios regularmente. Para fazer isso, corte as folhas e flores murchas. A poda adequada também ajudará a manter as plantas com flores saudáveis. Lembre-se também de que os gerânios adoram o sol. Gostam de sol pleno ou sombra parcial. Também resistem a altas temperaturas, mas apenas se forem bem regados. No tempo frio, proteja essas plantas frias. Armazene-os a uma temperatura entre 5 e 10°C. Suas plantas produzirão novos brotos assim que receberem calor novamente.
Graças a este ingrediente que você encontra facilmente na sua cozinha, você fertilizará seus gerânios e estimulará uma floração exuberante e colorida que não deixará ninguém indiferente! O que você está esperando para experimentar?
Como cortar gerânios?
Para colher mudas de gerânio, estas são as etapas a seguir:
- Escolha um caule saudável de 15 cm de comprimento com pelo menos 5 folhas e ainda sem floração.
- Corte a haste logo acima de um nó com uma tesoura desinfetada.
- Retire os brotos e as folhas inferiores, mantendo as folhas superiores.
- Deixe o corte de molho na água por alguns minutos.
- Encha uma panela ou balde com uma mistura de terra, turfa e areia de rio ou terra especial para mudas.
- Plante o caule no substrato, evitando quebrá-lo.
- Limpe o solo ao redor da planta e regue-a.
- Mantenha o solo úmido com regas regulares.
Para otimizar suas chances de um corte bem-sucedido:
- Para um corte de verão, corte de manhã cedo.
- Para mudas de primavera, coloque-as dentro de casa ou em uma mini estufa até que a temperatura atinja 19-20°C. Remova a tampa quando aparecerem cravos.
- Para mudas no verão, coloque-as parcialmente à sombra.
- Durante o inverno, armazene as mudas jovens em local livre de gelo, seco e suficientemente ventilado.
- Na primavera, transplante as mudas para o solo ou para vasos, floreiras ou suspensões.
Recomendamos fazer várias mudas em vez de apenas uma para ter um maior número de gerânios e criar uma diversidade de cores e folhagens.