Dicas práticas e simples para cultivar mirtilos no seu jardim

Os mirtilos não existem apenas na natureza – não hesite em plantar alguns mirtilos no seu jardim! Suas folhas fazem bem à saúde, principalmente à visão, e seus deliciosos frutos são de grande riqueza nutricional.

Aqui está um bom alpinista, muito robusto e não frio: o mirtilo resiste a temperaturas até -25°C. Abunda connosco nos Vosges, nos Alpes, em Auvergne ou no Jura, onde cresce até aos 2600 m de altitude. Como todas as charnecas, cresce melhor em solos ácidos, por isso não é surpreendente encontrá-lo também na Bretanha. Os mirtilos fazem parte das colheitas tradicionais de verão, o que explica o apego muito forte aos mirtilos silvestres.

O jardineiro pode plantar alguns metros para aproveitar os frutos ácidos, mas há coisas melhores a fazer plantando variedades destinadas ao jardim, principalmente aquelas que chegam até nós dos Estados Unidos. São o resultado de um trabalho de seleção iniciado no início do século XX por viveiros americanos que nos oferecem lindos mirtilos, muito maiores que os seus primos silvestres, do tamanho de um abrunheiro, produzidos por arbustos de grande porte que podem atingir os 2m. Acima de tudo, estas variedades apresentam baixa necessidade de frio, o que permite que sejam cultivadas mesmo nas planícies, com excelentes rendimentos. “Campeões” podem produzir até 10kg por pé!

Plante mirtilos em seu jardim

mirtilo
logotipo do Pinterest

Mirtilo – Fonte: spm

É melhor plantar no outono, quando o solo ainda está quente em profundidade. É também neste período que a escolha de variedades é mais ampla nos centros de jardinagem e viveiros. Os arbustos são então oferecidos em torrões condicionados, as raízes envoltas em uma manga de turfa, mas às vezes os tocos são mantidos dentro dos depósitos, e os botões começam graças ao calor que ali reina enquanto o ciclo normal envolve obviamente uma brotação na primavera. Eles também são vendidos em contêineres. Desta forma podem ser plantadas quase todo o ano, tendo o cuidado de regar na altura da recuperação. O mirtilo precisa de frio, mas atenção: seu ciclo ainda exige 160 dias sem geadas. Por esta razão deve-se evitar o plantio acima de 1000 m de altitude. Em termos de exposição, a forma silvestre prefere a sombra, habituada à vegetação rasteira, enquanto as variedades cultivadas ficam mais confortáveis ​​a pleno sol, em local aberto. O solo deve ser bem trabalhado, leve a arenoso e macio, de preferência ácido a muito ácido (pH entre 3,5 e 5!). Em solo neutro, os mirtilos crescem satisfatoriamente, embora o rendimento seja menor.

Deixe 4 pés entre dois pés para que as variedades de jardim floresçam.

manutenção e poda

ramos de mirtilo
logotipo do Pinterest

Ramos de mirtilo – Fonte: spm

É sempre um pouco doloroso reduzir o tamanho das plantas recém-adquiridas e plantadas. No entanto, a melhor coisa a fazer é cortar todos os galhos de mirtilo na metade do comprimento para engordar o arbusto. Faremos o mesmo no ano seguinte ao plantio, antes de continuar a poda de manutenção.

Caso contrário, o mirtilo é realmente muito fácil de cuidar. Basta manter o solo levemente úmido no verão, espalhando cobertura morta nos pés e regando, sempre nos pés. Tenha cuidado para não molhar a folhagem para não favorecer o desenvolvimento do oídio, fungo que dá uma pátina branca à folhagem e que, em todo o caso, surge quase todos os anos.

Os mirtilos crescem na madeira do ano anterior. Todos os anos, os ramos fracos e a madeira morta devem ser removidos e os ramos com 4 anos ou mais devem ser removidos, cortando-os rente. Por outro lado, não toque nos outros ramos.

Colheita

As folhas do mirtilo silvestre estão disponíveis o ano todo, mas lembre-se que as variedades de frutas para a horta estão obsoletas: lembre-se de fornecer usos medicinais.

Os frutos das variedades mais antigas amadurecem a partir de junho e a colheita continua durante todo o verão. Esqueça o favo utilizado nas colheitas importantes, uma boa colheita faz-se com paciência, um fruto após o outro, à mão, porque nem todos têm o mesmo grau de maturação. O rendimento é muito variável dependendo da variedade, mas também das condições de cultivo e da natureza do solo. Conte entre 300g por pé e 3kg para super campeões, com valor razoável de 500g. E pensar que o mirtilo existe há muitos anos, diz-se até cinquenta anos.

Doenças e pequenos defeitos

Não devemos ver o mal em todo o lado, o mirtilo é principalmente alvo do oídio que é facilmente contido. Mas também existem “anos de oídio”, quando está quente e úmido. Uma ou duas pulverizações de enxofre são geralmente suficientes; prefira a forma líquida, muito mais prática. Mais grave, a esclerotinia, ou podridão da esclerotinia, é causada por um fungo presente no solo. Neste caso é preciso fazer o corte rente e passar para o outro lado do jardim para instalar um quadrado novinho, com plantas saudáveis!

As melhores variedades

Quase todas as variedades de mirtilos americanos são autoférteis. Contudo, a produtividade aumenta se forem plantadas diversas variedades, por exemplo três.

Variedades precoces

Bluetta

Resistente ao frio. Frutos de tamanho médio, azul claro a escuro, polpa firme, ácida e de aroma discreto. A colheita ocorreu na segunda quinzena de junho. Bastante suscetível à esclerotinia.

Patriota

Muito rústico (-29°C) mas sensível às geadas do final da primavera. Bagos grandes, bem coloridos, firmes e com polpa ligeiramente ácida. Produzido na última semana de junho.

Variedade de meia temporada

Recorte azul

Variedade criada em 1941, muito produtiva, é um dos melhores mirtilos para a indústria alimentar. Bagos firmes, boa resistência à chuva, resistente ao rebentamento. Casca muito azulada, polpa picante e perfumada. Colhida nas primeiras três semanas de julho. Boa resistência à esclerotinia e ao frio (até -30°C).

Ivanhe

Mirtilos muito grandes, com polpa firme, frutada e picante. Epiderme azul escura. A recolher durante todo o mês de Julho.

Variedades tardias

Suéter

colheita azul
logotipo do Pinterest

Bluecrop – Fonte: spm

Bagos de tamanho médio, de cor azul claro, com aroma que só se revela tarde quando totalmente maduros. Segue-se “Bluecrop”, para quatro semanas de colheita.

Darrow

Bagas azuis escuras muito grandes, polpa firme, aroma e sabor incomparáveis, sem dúvida um dos melhores mirtilos. Boa produtividade, colheita a partir de meados de julho e prorrogada por seis semanas.

O mirtilo selvagem

mirtilo selvagem
logotipo do Pinterest

Mirtilo selvagem – Fonte: spm

É um arbusto com não mais de 30 cm de altura, que oferece produção abundante. Frutos pretos pequenos, de polpa roxa, agridoce e levemente adstringente, seu suco mancha bastante. Colheita do final de agosto a meados de setembro.

mirtilo

Centáurea, centáurea, centáurea, brimbelle, mirtilo, Vaccinium myrtillus L., M. corymbosum L. Ericaceae.

Arbusto que se transforma em um arbusto grande e ereto de 1,50 m a 2 m. Folhas perenes nas espécies silvestres, caducas no mirtilo cultivado, ovais, alongadas, com 2 cm de largura e 6 cm de comprimento. Flores brancas, cerosas, em forma de sino, agrupadas em cachos, seguidas de frutos esféricos de 1 a 2 cm de diâmetro, pretos, cobertos por uma flor branca proeminente.

Suas vantagens

Grande riqueza em antioxidantes, protetor dos vasos sanguíneos, para tratar inflamações, hemorróidas, varizes, couperose e em geral tudo o que diz respeito à circulação sanguínea, também contra cansaço ocular e diarreia.

Cultive em vasos

Se procura folhas e não frutos, pode facilmente cultivar um vaso de planta num terraço ou varanda grande. Obviamente escolheremos um mirtilo selvagem (portanto persistente). Repote no chamado solo de urze (aquele usado para camélias ou hortênsias) em vaso de 30 a 50 cm de diâmetro. Coloque no fundo uma camada de drenagem de 5 cm (cascalho, cacos de vaso, bolas de argila, etc.). Dê exposição semi-sombreada.